Um grupo de servidoras, que atua na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi homenageado com um dia de beleza, nesta quinta-feira (17). A ação incluiu uma sessão de fotos, para uma exposição no Shopping da Bahia, dentro da programação do Março Mulher, que estará disponível para visitação a partir da segunda-feira (21).

Foram 11 profissionais escolhidas, todas atuantes desde o início da pandemia de Covid-19, na rede municipal de saúde. As trabalhadoras foram presenteadas com procedimentos de hidratação capilar e escova, além de maquiagem, antes de posarem para as fotos.

A gerente do salão, Renata Soares, ao tomar conhecimento da iniciativa da SMS, convidou as profissionais para o dia de beleza, como uma forma justa de homenagear a todos que se dedicaram a cuidar do próximo. “O sentimento é de gratidão por tudo que fizeram. Esse momento é de agradecimento por terem trabalhado com dedicação, no enfrentamento à Covid-19”, afirmou.

Visibilidade – Há dez anos atuando na SMS, a assistente social do setor de Urgência e Emergência, Carla Akotirene, afirmou que participar da iniciativa é uma forma de dar visibilidade ao trabalho das mulheres, respeitando as diversidades racial, etária e religiosa. “Nosso compromisso com a saúde é universal”.

A profissional lembrou que os dois últimos anos foram de adoecimento e cura, processos difíceis não só para ela, mas para todos ao redor. “Muitas vezes escondi as marcas do meu sofrimento, em prol da comunidade. Cheguei a ficar afastada, tive que abdicar de estar com minha família e, morando sozinha, foi terrível. Mas conseguimos chegar até aqui, firmes e fortes”, festejou.

Grande honra – A técnica de enfermagem Andrea Oliveira dos Santos integra a equipe de vacinadores, que atua na Arena Fonte Nova. Surpresa, ela conta que ficou feliz com o convite recebido pela secretaria. “Foi uma grande honra, poder representar as minhas colegas, que também estiveram na frente de batalha contra a Covid. Estou me sentindo glamurosa”, revelou.

A vacinadora afirma que ser mulher e representar as mulheres da saúde é muito relevante. “O período da pandemia foi de muito sofrimento. Hoje sou só felicidade, na linha de frente da vacinação, compartilhando alegria e salvando vidas. O trabalho é cansativo, mas gratificante”.

Além de Carla e Andrea, a mostra conta ainda com imagens das profissionais Ivana Urpia Rabello, enfermeira da USF Cabula/Beiru; Gabryela Santos, técnica de laboratório; Jéssica Bahia Costa, médica da USF San Martin I; Ana Carla Andrade, agente comunitária da USF Candeal Pequeno; Renísia de Santana Santos, higienizadora do Distrito Sanitário da Liberdade; Diana Fráguas, enfermeira e coordenadora do Distrito Sanitário de Pau da Lima; Ariana de Oliveira Reis, médica preceptora da residência em Medicina de Família e Comunidade, do Distrito Sanitário de Brotas; a Janusia Alves dos Santos Tintino, agente de combate às endemias; e Ana Valda Lopes, subcoordenadora de Distrito Sanitário.