Pessoas com deficiência e idosos de Salvador voltarão a ser beneficiados com o fornecimento de fraldas geriátricas gratuitas, após a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantir a compra - com recursos próprios - de 100 mil unidades do produto. A intenção é regularizar o estoque nos postos de saúde.

Esse primeiro lote começará a ser distribuído na próxima quarta-feira (9), na mesma semana que está prevista a chegada de um novo quantitativo de fraldas. A SMS disponibiliza 100 unidades do insumo por mês para cada beneficiado, desde que seja cadastrado na pasta.

O titular da pasta, Leo Prates, acompanhou o recebimento do lote na Central de Logística da Prefeitura, na BR-324. “Este é o resultado de um trabalho sério é árduo que envolveu seis licitações e muita determinação para servir à população, sanando o desabastecimento na rede provocado pela incapacidade do então contratado da SMS (vencedor da então licitação vigente) de entregar o produto, alegando falta de matéria-prima para confecção do mesmo”, explicou.

O secretário ressaltou que o fornecimento gratuito de fraldas geriátricas vem sendo realizada desde a gestão municipal passada, através da disponibilidade de recursos dos cofres municipais. “Na maioria dos municípios brasileiros e quase na totalidade das capitais, o fornecimento do produto só é feito para quem está internado em alguma unidade pública hospitalar, diferente de Salvador, cujas pessoas com deficiência e idosos podem fazer a retirada nos postos de saúde”, disse Prates.