Com objetivo de conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, começou a funcionar nesta segunda-feira (7) a Loja Rosa, no Shopping Center Lapa. A ação segue até o dia 11 deste mês, funcionando das 9h às 17h. As interessadas devem ter, no mínimo, 35 anos e apresentar cartão do SUS.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O atendimento é realizado por ordem de chegada, por profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da capital.

No local são oferecidos diversos atendimentos como aferição de pressão, rastreio da diabetes e atividades educativas acerca da prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e de colo do útero e de promoção da saúde. Além disso, objetos são utilizados para que a mulher entenda melhor, e de maneira didática, como é feito o autoexame. O chamamento da população aconteceu através de divulgações nas mídias e no próprio shopping, além das abordagens diretas feitas pelos profissionais presentes.

A técnica de enfermagem Ana Cláudia Ferreira Conceição, de 49 anos, estava fazendo compras quando um dos profissionais a convidou para conhecer o espaço. “A moça me convidou para fazer uma visita. Eu fiz uma triagem ali, me pesei, aferi a pressão, e fiz o teste de glicemia. As meninas também explicaram sobre a importância do autoexame do câncer de mama. Achei o atendimento ótimo, nota 10! A gente não tem isso todos os dias, só vai no posto uma vez por ano. Deveria haver o ano todo, de preferência”, ressaltou.

Dados - Quanto mais cedo ocorrer a detecção do caso, maiores são as chances de cura da paciente. Estudos indicam que é possível reduzir o risco de câncer de mama através da adoção de hábitos de vida saudáveis, que incluem a redução do tabagismo, do uso de álcool, da obesidade e do sedentarismo.

Até o início de outubro, a SMS ofertou 58.725 exames de mamografia. Destes, 40.096 foram agendados. Ou seja, a oferta é ainda maior que a procura. Na Bahia, a estimativa de casos novos é de 2.870 e em Salvador são estimados 1.020 novos casos de câncer de mama em 2019.