0
0
0
s2sdefault

Depois de anos de espera, os moradores do bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, ganharam a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Fraternidade, construída pela Prefeitura na Rua José do Patrocínio, s/n, em frente à Escola Municipal Colina do Mar. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira (25) e contou com as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais autoridades e populares. 

O prefeito ressaltou que a inauguração da estrutura marca a retomada da expansão da atenção básica na cidade após três meses, principalmente nas comunidades mais carentes, devido à falta de médicos nas unidades municipais de saúde, mesmo com chamamentos do último concurso público e dos processos seletivos Reda realizados desde 2013. Na quarta-feira passada (18), a administração municipal conseguiu contratar 80 desses profissionais através do regime de pessoa jurídica. 

“A Prefeitura vem fazendo um grande esforço, principalmente, para conseguir contratar médicos, problema que é geral na rede pública do Brasil. Estamos lutando em todas as frentes para garantir os médicos e pra retomar a expansão básica de saúde na capital, o que está sendo feito hoje com a inauguração da USF Vila da Fraternidade. O Subúrbio chegará, já neste ano de 2019, a 80% de cobertura da Atenção Básica, o que é um grande avanço para a região que tinha uma das piores coberturas do tipo no país”, relatou ACM Neto. 

Estrutura – Com investimento de quase R$1,5 milhão, a USF Vila Fraternidade possui 608 m² de área construída e tem capacidade para atender até 14 mil pessoas por mês. São 12 consultórios, sendo quatro deles odontológicos, distribuídos em dois pavimentos. Com funcionamento já a partir desta quarta-feira (26), o atendimento será feito por quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro equipes de Saúde Bucal. 

No local, a população terá acesso a serviços básicos de acolhimento e atendimento médico de enfermagem e odontológico, programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, pré-natal e de planejamento familiar. Também serão oferecidos acompanhamentos essenciais de saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, curativos, nebulização e teste do pezinho, além de marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares. 

A unidade de saúde deixou muito felizes moradores como a dona de casa Matildes Santos, de 63 anos e há quatro décadas residente em Coutos. “Ah, foi muito bom esse posto aqui, vai ser uma bênção pra gente. Antes, eu tinha que ir para Fazenda Coutos III. É muito longe, tinha que subir uma ladeira enorme. Agora vou ter atendimento pertinho de casa, graças à Prefeitura”, afirmou, sorridente. 

Avanço – O secretário Luiz Galvão ressaltou que, no início de 2013, o Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário possuía apenas 33% de cobertura da Atenção Básica e 23 equipes de Saúde da Família. Em 2019, a cobertura já ultrapassa o índice de 77%, com 69 equipes. “A USF Vila Fraternidade é uma unidade básica completa de Saúde da Família e isso só reforça a prioridade da Prefeitura com a cobertura da Atenção Básica na cidade. Até setembro, será inaugurada mais uma estrutura do tipo, ultrapassando 80% da cobertura básica de saúde em todo o Subúrbio”, completou o titular da SMS.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...