O pedreiro Valdinei da Silva, 39 anos, saiu cedo da onde mora, em Itapuã, para fazer endoscopia no Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata, nesta segunda-feira (11). O trajeto durou apenas 15 minutos de carro, mas não foi só o tempo de deslocamento que chamou atenção dele. “Nunca tinha sido atendido aqui. Mas já vim uma vez acompanhar meu irmão e me impressionei com a estrutura do hospital. O atendimento é excelente”, conta.

Com suspeita de H.pylori, bactéria que geralmente se aloja na mucosa do estômago, provocando enjoos, diarreia, gastrites, entre outros sintomas, Valdinei aguardava o resultado do exame para dar início ao tratamento. Ele foi o paciente de número 100 mil atendido no HMS.

O volume de atendimentos prestados pelo equipamento de saúde, que possui apenas 10 meses de funcionamento, traduz o quanto o hospital se tornou importante referência para os usuários do SUS em toda a Bahia, e não apenas Salvador - do quantitativo total de atendidos, 10% das admissões foram de pacientes provenientes de municípios do interior e outros estados.

“Em menos de um ano, o Hospital Municipal contribuiu notoriamente para redução do tempo de espera na fila da regulação, consolidando a unidade como mais uma referência do SUS na Bahia. Para isso, tem reforçado o fluxo assistencial da rede hospitalar não apenas para os munícipes da capital, como também tem se tornado referência para pacientes dos municípios do interior, sobretudo da Região Metropolitana. A ampliação da oferta de serviços, desde os ambulatoriais aos cirúrgicos, tem extrema importância para nossa rede de saúde”, afirmou o secretário municipal de saúde, Luiz Galvão.

Balanço - O setor de emergência foi o responsável por pouco mais da metade das ocorrências assistidas pela unidade hospitalar, superando 50 mil admissões. Além disso, mais de 6 mil pacientes permaneceram internados no Hospital. A partir da aplicação econômica, foi possível alcançar a antecipação em um ano da implantação da capacidade total de acolhimento do Hospital Municipal de Salvador.

A unidade cirúrgica do HMS ultrapassou a marca de 2,5 mil procedimentos. No local, são feitas cirurgias de urgência, como as de trauma, apendicite, abdômen agudo, e também algumas eletivas, como a de vesícula e hérnia. Alguns dos exames realizados são tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografias, raio-x, eletrocardiograma, eletroencefalograma e holter, além de hemograma e urina. No total, foram realizados 62 mil exames de imagem e 250 mil laboratoriais.

Mesmo com capacidade total ativada de 210 leitos, a Prefeitura analisa o projeto de ampliação do HMS com a implantação de mais 90 leitos.