Quem estará em Salvador durante o feriadão do Réveillon 2019, deve ficar atento às pastas e órgãos da Prefeitura, que montaram um esquema especial de funcionamento para esses dias, mesmo distante da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, onde acontece o Festival Virada Salvador. A Transalvador, por exemplo, anunciou que irá intensificar o monitoramento em torno dos principais locais de chegada e saída da cidade.

No feriadão, os agentes de trânsito atuarão de maneira especial em locais de grande movimento, como a Avenida Paralela, Rodoviária (que contará com um efetivo maior nestes dias devido ao impacto que causa no trânsito da região), além do Ferry Boat. Equipes do órgão também vão monitorar as principais vias da cidade, tanto com viaturas em ronda quanto através das câmeras de videomonitoramento, no Núcleo de Operações Assistidas (NOA).

A Operação Lei Seca também será realizada durante todo o feriado para coibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Denúncias de irregularidades no trânsito poderão ser feitas por meio do número 156, o Fala Salvador, ou também pelo aplicativo Noa Cidadão.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) ativará 38 postos fixos e mais quatro volantes que circulam como apoio a eventuais salvamentos, desta sexta (28) a terça-feira (1º), das 8h às 18h. No total, 78 salva-vidas estarão de prontidão para atender os banhistas nas praias de Jardim de Alah a Ipitanga, área sob a cobertura da Salvamar.

De sexta a terça, três fiscais de combate à poluição sonora estarão de plantão no atendimento de denúncias recebidas pelo Fala Salvador (156); um agente estará de plantão fazendo licenciamento sonoro, das 9h às 21h; e mais cinco agentes vão atuar das 18h às 6h, diariamente.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) atuará com uma equipe de 35 profissionais com o objetivo de realizar ações como fiscalizar o exercício de atividades provisórias na área de restrição comercial e no entorno do evento; fiscalização de publicidade e proteção às marcas patrocinadoras; coibir a superlotação nos estabelecimentos e imóveis do entorno; vistoriar os aspectos de segurança das estruturas de palco e praticáveis em conjunto com a Defesa Civil de Salvador (Codesal); fiscalizar obras em logradouros públicos e demais obras que forem executadas no entorno do evento.

A Guarda Civil Municipal (GCM), além de atuar na Arena Daniela Mercury, vai garantir a proteção dos prédios públicos e atuará no patrulhamento preventivo, com intuito de monitorar praças, vias e outros equipamentos públicos.

A Codesal funcionará neste último final de semana do ano, em regime de plantão 24 horas. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. A chamada é gratuita. Após a solicitação, um engenheiro da Codesal vai ao local realizar a vistoria no imóvel e verificar as condições da edificação e do entorno, encaminhado aos órgãos parceiros as providências necessárias.

Saúde - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o setor de urgência e emergência do Hospital Municipal funcionará normalmente, assim como os cinco Pronto Atendimentos (PAs) e as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Já as unidades de saúde da família e básicas funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Portanto, essas unidades retornam a funcionar normalmente na terça (1).

Limpeza - A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) mantém a coleta regular na cidade durante o feriadão.