Três crianças de colo estão entre as 30 acolhidas no Espaço de Convivência montado pela Prefeitura para receber filhos de ambulantes ou jovens em situação de vulnerabilidade social durante o Festival Virada Salvador. São duas crianças de 10 meses e uma de oito meses, que recebem cuidados especiais no espaço que foi montado na Escola Municipal Luiza Mahin, situada na Avenida Simon Bolívar, Boca do Rio, próximo ao Centro de Convenções. O local está adaptado para receber crianças com idades entre 0 e 17 anos.

A medida tem sido implantada pela Prefeitura em festas populares, a exemplo da Lavagem do Bonfim, da Festa de Iemanjá e do último Carnaval. O espaço funciona 24 horas, nos moldes de uma hospedaria, até o dia 1º de janeiro. No local, as crianças são subdivididas de acordo com a idade e o sexo. Elas têm direito a todas as refeições do dia, atividades lúdicas e brincadeiras, incluindo uma festa de Réveillon onde os pequenos poderão brincar vestindo fantasias confeccionadas por eles mesmos durante a estadia.

A titular da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Taíssa Gama, afirma que o serviço já foi inclusive elogiado pelo Ministério Público estadual por incentivar a erradicação do trabalho infantil. “Esse espaço fortalece a rede de proteção aos jovens da nossa cidade. À noite, elas são divididas por idades, com a supervisão de assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, tudo com segurança. Esse é um projeto que só tem a crescer para as próximas festas na cidade”, avalia a secretária.

A unidade de acolhimento pode abrigar até 100 jovens, que devem chegar ao local conduzidos voluntariamente pelos pais ou responsáveis. É necessária apresentação de documento de Identidade ou certidão de nascimento do filho, além de RG e comprovante de residência do pai/responsável. Também são realizadas abordagens pelo Conselho Tutelar para verificar casos onde é aconselhado o acolhimento. Todas serão identificadas por meio de pulseirinhas no momento em que chegarem à escola.

Baile de fantasia – Confete, jogo de luzes e panos coloridos farão parte de um grande baile à fantasia no dia da virada, no próximo domingo (31). O evento terá início às 19h. Os meninos e meninas vão produzir as próprias fantasias que vão utilizar durante a festa, a partir de materiais disponibilizados pela SPMJ. Acessórios e pinturas vão complementar o look. O baile terá animadores, lanche e uma pausa para assistir ao espetáculo piromusical, que acontece próximo à escola.