Para que tudo transcorra bem nos cinco dias do Festival Virada, profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vêm realizando vistorias preventivas na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, onde acontece o evento. O trabalho envolve, por exemplo, a checagem de segurança na área onde é realizada diariamente queima de fogos, sempre à meia-noite.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que coordena as operações, reforça a importância da fiscalização para garantir a segurança das pessoas que estão curtindo o festival: “Esta vistoria é fundamental para localizar e eliminar potenciais focos de risco aos participantes da festa. Os técnicos analisam as vulnerabilidades existentes e propõem medidas para diminuir os riscos, contribuindo para a segurança da população, além de possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer”, afirmou.

“Temos técnicos, arquitetos e engenheiros que acompanham todo o processo. As equipes realizam o isolamento da área juntamente com a Guarda Municipal para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Antes de começar a festa, ainda durante o dia, também realizamos vistorias no perímetro a fim de proporcionar maior segurança para as pessoas que estarão na arena à noite”, explicou o gestor.

Sosthenes acrescenta que a Codesal mantém equipes de plantão para qualquer eventualidade. "Megaeventos, como o Carnaval e o Réveillon, requerem a elaboração de um plano de contingência, ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC)", diz.

Outros pontos - Além do local do Festival, a Codesal realizou vistorias de análise de risco preventivas em 20 cenários onde ocorrem shows pirotécnicos. “A exemplo do Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Ribeira, Cajazeiras X, Periperi e Ilhas", explicou a subcoordenadora de Áreas de Risco, Rita Jane Moraes.

Já a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, diz que são feitos ainda "acolhimentos de demandas levantadas por secretarias parceiras em estruturas do evento, como camarotes, espaços diversos na estrutura da arena, além de atendimento ao público com dúvidas gerais durante todo o período do festival".

A concretização destas ações da Defesa Civil, ressalta Sosthenes Macêdo, depende da participação efetiva dos diversos órgãos que, quando necessário, numa ação articulada e sob a coordenação da Codesal, serão acionados de forma a solucionar qualquer situação de anormalidade que venha ocorrer.

Plantão - A Codesal mantém suas atividades rotineiras em regime de plantão 24 horas, a exemplo de vistorias para avaliação de risco em imóveis e as do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população.

Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado por meio do telefone 199. A chamada é gratuita.

Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram.