Música feita por mulheres para mulheres. Essa é a proposta do palco Brisa Divas, que desponta na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, como uma alternativa para quem quer acompanhar atrações locais que formam a nova cena sonora da música feminina da Bahia. Este é o segundo ano do palco, que pela primeira vez terá só mulheres entre as apresentações.

Dessa forma, o público pode ter acesso a um samba mais intimista, toques de bossa, rock and roll, dance e funk music que, juntos, formam o leque de opções sensoriais oferecidas neste palco do Festival Virada Salvador.

De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a ideia é mostrar a força musical da mulher também em ritmos não convencionais aos que são apresentados no palco principal. “Por anos, os palcos sempre foram dominados por homens. Fizemos uma curadoria que busca colocar as mulheres como front, isso foi realmente pensado”, afirmou.

“Então, pelo segundo ano trazemos a opção do palco Brisa, esse ano com uma linha de frente especial, só com mulheres, um feito incrível acompanhando inclusive iniciativas de grandes festivais como Rock the Mountain. Nomes como Melly, Sued, Dj Milla Brianezi e Rachel Reis compõem a grade e a nova cena sonora da música feminina da Bahia”, acrescentou.

Assídua na festividade, a estudante Ana Cláudia Mesquita, 32 anos, considera a ideia interessante, e promete comparecer ao palco mais uma vez este ano. “Achei o palco Divas o máximo, porque é bem inclusivo para mulheres, além de permitir que as artistas mostrem que também têm força e voz. Além disso, a organização do evento em si é muito boa. Estive lá no ano passado e achei bem interessante e atrativo. Esse ano com certeza não será diferente”, disse.

Para esta sexta-feira (29), segundo dia de festa, o Brisas Divas reserva a diversidade como prato principal, ao som de Belô Veloso, a herdeira da família musical mais famosa da Bahia, o samba de Ju Moraes e Sambaiana, a mistura de modernidade e afro-ancestralidade da cantora Laiô e o frescor dançante oferecido pela DJ Milla Brianezi.

Ju Moraes destaca a importância de apresentar a força do feminino na música popular, trazendo isso refletido em seu repertório.

“Preparamos um mega show, com 8 musicistas no palco pra mostrar a força do coletivo e do feminino. Uma prévia do nosso trabalho ao vivo que sairá logo mais. Estamos muito animadas em encerrar o ano com o show no Festival Virada num palco só com mulheres porque para a gente significa o resultado do trabalho lindo que fizemos o ano inteiro, principalmente pelo protagonismo feminino que sempre trazemos em nossas canções”, contou, antes da apresentação.

Para o sábado (30), o palco Brisas Divas terá a presença das cantoras Libre Ana, Cinara, Thathi, Nêssa/Maya, Vanessa Borges e Dai. Os portões são abertos sempre às 17h, e os shows do palco têm início às 17h30.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.