O Festival Virada Salvador ainda não acabou, mas a Guarda Civil Municipal (GCM) já encontrou 377 documentos perdidos na edição deste ano do evento. Entre eles estão carteiras de identidade, de trabalho, cartões de crédito e até de planos de saúde. Para evitar transtornos com a perda de documentos, a Guarda dá sete dicas preciosos. Confira:

1) É importante levar para o evento apenas o essencial, ou seja, um documento oficial com foto, carteira do plano de saúde ou cartão do SUS;

2) No lugar do documento oficial com foto você pode levar uma cópia autenticada. Essa atitude vai evitar a perda do documento original e outros transtornos.

3) Quem pretende levar dinheiro, deve levar já trocado e colocar sempre na região frontal do corpo. Evite os bolsos traseiros.

4) O cartão de crédito ou débito também pode compor os documentos, mas cuidado para não esquecê-lo no local de consumo. E nada de entregar a terceiros.

5) Evite bolsas grandes, malas e mochilas, pois elas chamam atenção e estão mais vulneráveis aos furtos e assaltos.

6) É recomendável guardar os documentos em carteiras simples plastificadas para não molhar os documentos e estragá-los.

7) As pochetes com elástico na parte frontal do corpo e por dentro das roupas também são bem-vindas. Evite bolsos traseiros, pois eles facilitam os furtos.

Onde procurar - Quem achar um documento durante o Festival da Virada pode entregar a um guarda municipal mais próximo. E quem perdeu algum documento ou pertence pode se dirigir à base central da GCM, situada próxima à estrutura da Polícia Civil, para tentar recuperar o documento.

Durante festival passado, a GCM recolheu e catalogou 1.253 documentos. Os principais itens encontrados pelo órgão foram carteiras de identidade, habilitação e de trabalho, além dos cartões de crédito e do SUS.