A Guarda Municipal apresenta nesta sexta-feira (14), às 9h, três bases operacionais móveis que serão dispostas em espaços públicos para que sirvam de ponto de apoio aos agentes que realizam ações nas ruas. A apresentação dos equipamentos será na Praça Municipal, na presença do prefeito ACM Neto e do superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, coronel Peterson Portinho. Já no sábado (15), as bases móveis entram em operação.

Essas serão apenas as três primeiras bases móveis. Duas estarão disposta na Barra e no Campo Grande e a terceira fará serviço itinerante em praças públicas onde houver demanda, contemplando todas as regiões da cidade. As bases também darão apoio em ações de outros órgãos, a exemplo das blitze de lei seca, realizadas pela Transalvador, e operação de combate à poluição sonora, comandada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom).

O superintendente da Guarda Municipal, Peterson Portinho, afirma que essas bases proporcionarão melhores condições de trabalho nos espaços públicos, aproximando ainda mais o órgão da população. “A Guarda Municipal nunca teve essa estrutura. Esse será um serviço essencialmente itinerante, com presença nos locais onde houver maior demanda, sobretudo nos finais de semana, aumentando a segurança nos espaços públicos”, afirma.

Trabalharão em cada uma das bases quatro guardas e um motorista, mas há possibilidade de aumentar o efetivo caso a demanda cresça nos pontos de apoio. Portinho destaca ainda que a previsão é dobrar o número de bases móveis até o final da gestão, ampliando a presença da Guarda Municipal em toda a cidade, cumprindo, portanto, o compromisso do prefeito em melhorar as condições de trabalho dos agentes.

Nova frota – As três bases operacionais móveis integram o conjunto da nova frota da Guarda Municipal, que apresentou um salto substancial em quase dois anos de governo. Estão disponíveis, atualmente, 31 carros pequenos, sete motos, duas picapes, duas kombis, um ônibus e, agora, três bases móveis, somando 46 veículos. Antes da nova gestão, eram apenas oito veículos à disposição do órgão, sendo seis carros e duas motos. Em setembro do ano passado, houve uma progressão para 25 veículos.

O que: Apresentação de bases operacionais móveis

Onde: Praça Municipal

Quando: Sexta-feira (14), às 9h