O prefeito ACM Neto assina nesta terça-feira (06), às 15h, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile (próximo ao final de linha), o contrato do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também estarão presentes o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o representante do BID no Brasil, Hugo Florez, e a procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib, além dos secretários municipais da Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e da Casa Civil, Luiz Carreira.

Trata-se de um momento histórico para Salvador, que, desde 2013, assegurou novamente a credibilidade nacional e internacional e as condições necessárias para efetuar operações de empréstimo, alcançando um novo patamar no desenvolvimento econômico. Além disso, com a oficialização do contrato, Salvador se torna o primeiro município do país a conseguir um financiamento no BID para o Prodetur.

O financiamento será de US$ 105 milhões, sendo metade recursos próprios da Prefeitura, como contrapartida. Os recursos serão destinados a alavancar o turismo na cidade, dentro do programa Salvador 360, lançado pelo prefeito. “Não há uma só Prefeitura que tenha elaborado um projeto dessa magnitude. Através deste financiamento, fortaleceremos a maior base econômica de Salvador, que é o turismo, e colocaremos nossa cidade no topo do mercado brasileiro e mundial”, comemora ACM Neto.

Dentre os principais projetos que serão implementados com esses recursos estão a requalificação da Avenida Sete de Setembro, entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves; a implantação do Museu da História da Cidade e do Arquivo Público, na Praça Cairu; e as reformas dos trechos de orla de Stella Maris- Flamengo-Ipitanga e Barra-Ondina. Todas as ações serão detalhadas nesta terça-feira (06). A coordenação executiva do Prodetur em Salvador ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Eixos - O Prodetur possui quatro eixos. O primeiro pretende tornar a primeira capital do Brasil um produto turístico competitivo e socialmente inclusivo. O segundo pilar consiste na comercialização turística da cidade, com a criação do plano estratégico de marketing turístico de Salvador, com foco inovador nas plataformas digitais, além da capacitação dos agentes de turismo nos principais mercados emissores.

Para subsidiar as ações, o projeto prevê o fortalecimento institucional da gestão municipal, com consolidação da estrutura de pesquisa e monitoramento – o Observatório do Turismo; a elaboração e a implementação do sistema interativo de comunicação com o turista; e a restauração e implantação de centros de atendimento aos visitantes, com novos equipamentos. Este é o terceiro eixo do projeto municipal do Prodetur.

Com foco na gestão ambiental, o quarto pilar do projeto prevê a realização de uma campanha anual de educação voltada para o manejo de resíduos para a população local, turística e empresários; assistência técnica para cooperativas de material reciclável; elaboração e implantação de um plano de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e novo plano de gerenciamento costeiro para Salvador.