O bairro de Cosme de Farias é mais uma vez alvo de melhorias promovidas pela Prefeitura. Desta vez, os esforços foram direcionados para a construção da praça homônima ao bairro, localizada no final de linha, e entregue pelo prefeito ACM Neto na noite da quarta-feira (24). Além do gestor municipal, estiveram presentes na inauguração do espaço o vice-prefeito, Bruno Reis, o titular da Secretaria de Manutenção (Seman), Virgílio Daltro, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Marcílio Bastos, dentre outras autoridades e moradores.

O prefeito ACM Neto relembrou que, conversando com a comunidade, percebeu a necessidade de uma intervenção no local, que estava degradado e sem atrativos. "Iniciamos aqui a recuperação do busto do patrono do bairro e determinamos que fosse feito um projeto completo para este espaço. As pessoas não podiam trazer suas famílias para curtir o espaço ou para atividades de lazer" destacou. O investimento na requalificação da praça possibilitou uma mudança que impactou diretamente a vida dos moradores e dos transeuntes, completou o gestor.

Estrutura – A Praça Cosme de Farias foi edificada numa área de 936 metros. O equipamento dispõe de miniquadra esportiva, parque e espaço infantil – recurso utilizado para possibilitar as crianças um espaço não apenas de lazer, mas voltado ao desenvolvimento infantil – e academia de saúde ao ar livre.

O equipamento já está sendo utilizado por moradores e visitantes que tem se beneficiado ativamente do equipamento. Crianças de diversas idades receberam com entusiasmo o equipamento e desfrutam da estrutura voltada para o público. A construção do espaço foi efetuada através da Desal.

A praça foi projetada de forma a ser totalmente acessível para pessoas com dificuldades motoras ou mobilidade reduzida. Foram instalados ainda no local pergolado de eucalipto e bancos modulares antivandalismo. O projeto ainda incluiu paisagismo, comunicação visual e serviços em iluminação pública.

Ações na comunidade – Desde 2013, o bairro de Cosme de Farias já recebeu diversas intervenções da administração municipal. Em 2014, por exemplo, a Unidade de Saúde local passou por requalificação e foi entregue à comunidade recuperada, ampliada e totalmente equipada para atender com mais conforto e qualidade a população. Este ano, o bairro também recebeu o programa Morar Melhor, que contemplou a reforma de 100 unidades residenciais em situação precária, com melhorias no valor de até R$5 mil por imóvel.