Intitulada de “Novembro Azulão”, a ação visa reunir amantes do forró para dançar muito pé-de-serra e falar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. O aulão é promovido pelo Grupo Forropolitano e será aberto para crianças e adultos que já sabem ou que querem aprender a dançar o ritmo. Uma roda de bate-papo sobre a campanha social e um piquenique também farão parte das atividades do dia.

No domingo (12), das 9h às 12h, o Parque da Cidade receberá uma edição especial da Feira Verde, que se tornou referência na capital baiana por durante 18 anos, reunindo alimentos cultivados de maneira saudável e sem agrotóxicos. A exposição, que acontecerá no estacionamento do Parque, exibirá diversos produtos orgânicos, como legumes, verduras e frutas, além da oportunidade de degustação desses alimentos in natura ou transformados. Na ocasião, será feita uma homenagem em memória do médico naturista Dr. Fernando Hoisel, idealizador da feira.

Jornada de Dança – A nona edição da Jornada de Dança da Bahia acontecerá em diversos espaços culturais da cidade, entre eles o Teatro Gregório de Mattos (TGM), explorando o tema “Todo artista é um revolucionário”. O evento é realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a direção da dançarina Fátima Suarez, e tem apoio da Prefeitura. No sábado (11), às 19h, acontecem os espetáculos “Sr. Will”, da Giro8 Cia. de Dança (GO), e “A Sagração da Primavera”, da Jorge Silva Cia. de Dança (BA).

A obra “Sr. Will” leva à cena seis bailarinos e uma máquina manipulada e manipuladora para discutir como as relações humanas se constroem e se modificam no contexto contemporâneo, alertando para a necessidade de dar voz ao desejo, sem limitações ou preconceitos. Já “A Sagração da Primavera”, clássico criado nos anos 1910, tem uma versão baiana que destaca a discussão sobre machismos e as responsabilidades de intervir nas emergências sociais.

No domingo, às 19h, o TGM recebe o INVenteEXperimente (INVEX), realização já tradicional da Jornada, com cenas coreográficas de jovens talentos identificados em audiências públicas, revelando novas faces da dança baiana. As atividades são gratuitas.

Hip Hop – O Espaço Cultural da Barroquinha, neste sábado (11), abre suas portas para comemoração do Dia Mundial do Hip Hop. Às 15h, acontece um bate-papo com mostras de vídeo e conversas sobre militância e empreendedorismo no Hip Hop. A partir das 18h, haverá pocket show e discotecagem com a presença de Mr. DKO, Visioonárias, RBF, Psicose Rap, Makkonen Tafari, Lado Gang, Okaris, Kadu, Biel Gomez, DJ Akani, DJ Rubi e DJ Tau. Toda programação é gratuita ao público.

Regata – Os primeiros barcos que competem na regata Transat Jacques Vabre devem chegar à Baía de Todos os Santos neste domingo (12). A competição conta com a participação de 37 barcos e 74 velejadores de oito países, incluindo uma dupla brasileira.

Admiradores do esporte poderão acompanhar toda a movimentação de chegada das embarcações na Vila da Regata, espaço que será montado e operado pela Prefeitura de Salvador, com abertura oficial nesta segunda-feira (12) e funcionamento até o próximo dia 24. O espaço - localizado no terminal marítimo, ao lado do Mercado Modelo -, será aberto ao público e terá, às 19h, show da Banda Mametto.