O clima de verão prossegue aquecendo a programação de cultura e lazer do fim de semana em Salvador. As atrações são promovidas ou apoiadas pela Prefeitura e acontecem em diversos pontos da cidade. Um dos destaques é o Projeto Ruas de Lazer, que estará presente no sábado (11), na quadra de esportes do bairro da Saúde, e no domingo (12), no Dique do Tororó. As atividades acontecem das 8h às 12h.

Na ocasião, pessoas de todas as idades poderão aproveitar os jogos esportivos de futebol, vôlei e basquete, e de tabuleiro como o dominó. Também serão disponibilizados cama elástica, totó, bicicletas e pintura de rosto. Todas as atividades são desenvolvidas e monitoradas por profissionais de educação física e técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), que coordena o projeto.

Parque da Cidade – Na programação gratuita do Parque da Cidade, administrado pela Secretaria Cidade Sustentável e Inovação, acontece o projeto Ginástica para Todos. Comandado pelo professor Jaguar, a aula que envolve dança, boxe, treinos funcionais e alongamentos será realizado neste sábado (11), das 6h às 7h, no Anfiteatro.

No domingo (12), outras três atrações vão agitar o público. Das 8h30 às 9h30, será a vez de mais um momento de meditação com a atividade Falun Dafa, no gramado da Praça Confúcio. A prática tem origem na China, é recomendada para todas as idades e trabalha diretamente na diminuição da ansiedade e do estresse.

Em seguida, o cantor Jeremias Gomes comanda o Dance Reggae Verão. O show acontece no Anfiteatro, das 11h às 14h, e terá a participação de Dionorina, Sine Calmon, Folha de Chá, Diamba, Banda Dissidência e Unidade Planta de Zaire. Além de divertir o público, o evento tem o objetivo de refletir sobre questões sociais, raciais e políticas através do reggae music.

Já entrando no clima do carnaval, o grupo Sambalelê Musicalização promove uma tarde de música e diversão para as crianças. Marchinhas e músicas infantis vão animar a festa, que começa às 15h e vai até 17h, no Gramadão. As famílias são convidadas a levar sua esteira e fazer um piquenique ouvindo o som do grupo.

Pelourinho Dia e Noite – O Pelourinho Dia e Noite entra em clima de pré-Carnaval com o corredor cultural À Espera do Carnaval, na Rua Direta do Santo Antônio Além do Carmo. De casa nova e em dose dupla, o Música nas Esquinas contará no sábado (11), às 17h, com o cortejo musical puxado pelo Clube dos Caretas, grupo de mascarados relembrando a tradição do carnaval de chão, com muita brincadeira e fantasia. Já às 19h, com ponto de concentração na Cantina da Lua, o ijexá do Afoxé Filhos do Congo promete arrastar a multidão pelas ruas, praças e becos do Pelô.

No domingo (12), o Concerto nas Igrejas abre temporada com o chorinho do Grupo Patuscada, às 11h, na Igreja Rosário dos Pretos. No mesmo dia, a Programação Infantil estará com o Playgrude às 16h, no Largo de Santo Antônio, que transformará o local em um playground para brincar de apertar os botões da memória para crianças de todas as idades. A programação gratuita é organizada pela FGM.

Viver o Mercado – Programação cultural gratuita no Mercado Modelo, o Viver o Mercado começa já nesta sexta-feira (10) com o Pôr do Sol no Mercado ao som da Banda Marana, às 17h. No sábado (11), é a vez do Segredos do Mercado trazer as baianas vestidas a caráter para recepcionar os visitantes, às 11h. No domingo (12), às 11h, o Domingão no Mercado vem com o Maracatu Ventos de Ouro conduzindo o público num passeio musical pelo local.

Diversão de Verão – Este é o penúltimo fim de semana do Diversão de Verão, série de atrações promovidas pela FGM no Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos (TGM). No Barroquinha, será apresentada a peça “O Compadre de Ogum” nesta sexta-feira e sábado (10 e 11), às 19h. “O Bobo” será encenado nos mesmos dias e horário no TGM, que também receberá “Paco e o Tempo” no domingo (12), às 19h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia).

A exposição “Passou Por Aqui”, realizada em parceria com o Labfoto – Facom/Ufba, prossegue de terça a domingo, das 14h às 19h, na Galeria da Cidade do TGM. A mosrta reúne os registros fotográficos dos eventos realizados no Barroquinha e TGM em 2016.