0
0
0
s2sdefault

Esse final de semana será de muita música, exposição de arte, atividades infantis, entre outras atrações previstas para o Pelourinho Dia & Noite e o Viver Barra.

 

Esse final de semana será de muita música, exposição de arte, atividades infantis, entre outras atrações previstas para o Pelourinho Dia & Noite e o Viver Barra, dois importantes projetos que andam atraindo cada vez mais pessoas para ocupação dos espaços públicos. Isso sem contar na programação do Espaço Cultural da Barroquinha, do Teatro Gregório de Mattos e da Casa do Benin. E quem quiser uma farra gastronômica poderá contar com o Food Park, que levará os caminhões com o melhor da comida de rua à Praça Wilson Lins, na Pituba.

Pelourinho Dia & Noite – Através do trabalho realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a Galeria a Céu Aberto expõe obras do artista Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kaiuma todos os dias até 31 outubro, no Terreiro de Jesus. Os visitantes podem conferir obras que retratam diversas fases do local, que completa 30 anos de tombamento como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nesta quinta-feira (24), das 19h às 21h, o grupo Resistência Poética vai movimentar as ruas, bares, e restaurantes do Pelourinho na ação Poesia no Pelô. Formado por oito jovens moradores de diversos bairros periféricos de Salvador, o grupo utiliza os versos para levar informação e reflexão sobre diversos temas, como racismo, machismo, discriminação, entre outros. Atuam em ônibus, escolas, universidades, entre outros, buscando mostrar que muita coisa boa vem da periferia.

O Música nas Esquinas começa as atividades na sexta-feira (25), das 18 às 19h, com performance do baixista Luciano Calazans. O músico vai apresentar o projeto “Baixo em Pauta”, que visa a interação entre o público e o instrumento, mostrando a sua importância e potência. Reconhecido no universo da música popular brasileira, o artista já tocou com personalidades como Gilberto Gil, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Lenine, Carlinhos Brown, Milton Nascimento, entre outros.

No sábado (26), das 19h às 20h30, o Grupo Preto Tipo A leva samba para as ruas do Pelourinho, numa apresentação itinerante. Atuante há sete anos no bairro de Pero Vaz, o grupo tem um repertório variado, marcado pelas variedades do samba de roda e samba dolente, passando por músicas de MPB e outras variedades. Já participou do Circuito Osmar do Carnaval soteropolitano nos anos de 2013 e 2014; em 2015, agitou a festa do Rei Momo em Periperi.

Domingo (27) é dia de Marcos Oliveira e Dupla de Chorinho, que vai se apresentar das 18 às 19h no Largo Cruz do Pascoal. Também no domingo, das 11h30 às 12h30, vai ser realizada mais uma edição do Concertos nas Igrejas, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, com a atuação da Orquestra de Violões da Ufba. Fundada em 2010, é um dos grupos estáveis da universidade, com uma média de 15 integrantes, entre eles alunos, professores e funcionários da instituição. Seu repertório caracteriza-se pelo alto nível técnico-interpretativo e pela importância histórica das obras e compositores.

À tarde, a criançada tem compromisso marcado às 16h com o grupo Canela Fina, que vai fazer mais uma roda de musicalização na Programação Infantil no Cruzeiro de São Francisco. Com cinco anos de carreira, o grupo tem como proposta fornecer ao público infantil músicas inéditas, com composições e arranjos próprios e instrumentações variadas, a fim de aperfeiçoar a percepção e apreciação musicais das crianças. Além disso, a equipe desenvolve um programa

educacional em forma de curso de musicalização infantil em diferentes espaços da cidade de Salvador.

Largo de Santo Antônio – Seguindo a tradição, a última sexta-feira do mês é dia da Roda de Samba no Largo de Santo Antônio. O projeto que é desenvolvido pelo Grupo Botequim acontece das 20 às 23h, e terá como convidada a banda de rap Matiiilha. O Grupo Botequim, fundado em 2006, desenvolve pesquisa voltada para o samba tradicional do Brasil. Seu repertório é formado por composições de Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Dona Ivone Lara, além dos baianos Batatinha, Roque Ferreira, Edil Pacheco, Riachão, Nelson Rufino, dentre outros. Além disso, o grupo apresenta composições autorais, com CDs lançados no mercado. Já Matiiilha é um grupo de rap formado em 2011, que mescla os ritmos de rock, reggae e afro, criando uma identidade única. Atua em bairros como São Caetano, Pelourinho, Cajazeiras e Itapuã, além de cidades da região metropolitana como Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Viver Barra – O projeto Viver Barra, promovido pela Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), segue com sua programação musical nesse final de semana, na sexta-feira (25) e sábado (26). O cair da noite da sexta-feira começa com as apresentações, às 17h30, no Deck do Forte Santa Maria, da guitarra, teclado e bateria de Paulo Primo, Bruno Aranha e Roberto Aranha. Na sequência, às 19h30, será a vez da Flor Serena. Mais cedo, a partir das 11h, acontece a Feira Baiana de Artesanato com produções locais, que se repete no dia seguinte, também em razão do projeto.

No sábado (26), as apresentações começam pelo Largo do Farol, às 17h30, com a equipe composta por Paulo Primo, Rangel Menezes e Roberto Aranha, também com a formação da guitarra, teclado e bateria. Às 18h, as mostras circenses do Picolino ganham o Largo do Farol, atraindo famílias ao local. Nesse mesmo dia, já no Porto da Barra, a partir das 17h30, terá início o Música no Ponto com o trombone e o piano elétrico de Fred Dantas e Thiago Mendes; e, na sequência, às 19h30, o local dá destaque ao Quarteto Chorinho com Irma Ferreira, Henrique Barreto, Reinan Proença e Lucas Paulo.

Food Park – A Praça Wilson Lins, na Pituba, recebe neste sábado (26), das 14h às 22h, e domingo (27), das 12h às 22h, a 5ª edição do Food Park Salvador. O evento é uma iniciativa da Associação de Food Trucks & Comida de Rua da Bahia, comandada pelos chefs Gabriel Lobo e Alessandra Hattori, com patrocínio da Itubaína e apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O projeto reúne food trucks, caminhões já conhecidos no Brasil e no exterior, que são verdadeiras cozinhas sobre rodas, transportando e vendendo alimentos diversos.

Além dos treze trucks que participam desde a primeira edição, o evento conta com as food bikes, oito no total. Nesta edição, tem a estreia da bike Cartola Tropical, especializada na sobremesa preparada com banana, queijo coalho e canela. Outros destaques do evento são o carrinho de comercialização de vinhos e suco de uva, Q’Vinhos e a Santa Paleta, com suas paletas mexicanas recheadas. Nesta edição, a chef Leka estreia um novo prato para os amantes de churrasco. O churrasquinho sem espeto vem numa versão light, com farofa de beiju crocante e vinagrete de feijão verde. Outra novidade é o galeto assado, que pode ser consumido por toda a família.

Atrações musicais – Para aqueles que gostam de ouvir um som enquanto provam as delícias do evento, a programação diversificada promete animar a todos. A produtora Gabriela Tinôco, responsável pela grade, afirma que as atrações são pensadas para toda a família e para todos os gostos. No sábado, a partir das 15h30, a cantora Renata Agapito abre a grade, seguida do Grupo Levitar, que fará uma aula de forró no espaço e da banda U Tal do Xote, com um repertório recheado de xote, xaxado e forró pé de serra. No domingo, sobem ao palco as bandas De Maré, com o projeto SoteroPoliTimbres e a Vitrola Baiana, que apresentam um show de ritmos como frevo, ijexá, rock, samba reggae e marchinhas carnavalescas. A partir das 20h, DJs se revezam nas pick-ups, encerrando as apresentações às 22h.

Teatro Gregório de Mattos – O romance musical “Flashdance”, clássico do cinema dos anos 1980, sai do imaginário e toma vida na dança da terceira edição do show de variedades “Vale-Tudo”, no Teatro Gregório de Mattos. Com o tema “Feshadance”, a estrela do transformismo Rainha Loulou comanda uma noite com dez números protagonizados por artistas e amadores, seis deles selecionados através de convocatória pública. A sessão acontece nesta quinta-feira (24), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos, dentro da programação do Cena, Som & Fúria (CSF), plataforma artística que vem ocupando o teatro desde o mês julho. A entrada é gratuita.

No domingo (27), às 16h, será a vez do Playgrude, um show para crianças de todas as idades. O projeto surgiu com a gravação de um CD infantil com músicas inéditas de Marcela Bellas e Helson Hart, interpretadas por diferentes artistas da nova cena baiana. No repertório, além das músicas do CD, clássicos da música brasileira e sucessos junto ao público infantil como “Carimbador Maluco” (Raul Seixas), “Emília” (Baby Consuelo/Turma do Balão Mágico), “A história de uma gata” (Os Saltimbancos), “Fico assim sem você” (Adriana Partimpim), entre outros. Um dos momentos mais esperado do é o karaokê, quando as crianças fazem a festa. O show do próximo domingo terá a participação especial da cantora mineira Érika Machado, que acaba de lançar o CD infantil Superultramegafluuu, produzido por John Ulhoa (Pato Fu). Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia).

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...