Dentro do Projeto Pelourinho Dia e Noite, lançado pela Prefeitura para dar ainda mais vida cultural ao Pelourinho, o Expresso da Cidadania, realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), foi realizado na manhã deste domingo (30) na Praça da Sé. Durante mais de cinco horas, centenas de pessoas tiveram acesso gratuito a uma série de serviços sociais e atividades de lazer, entretenimento, esporte e muita diversão.

Os visitantes participaram de atividades lúdicas, de esporte e lazer, para todas as idades, desde pinturas no papel e no rosto a parques, alongamentos, esportes e jogos. O público também conferiu os serviços socioassistenciais da Semps e obteve orientações sobre programa Bolsa Família, Cadastro Único, Benefícios Eventuais como Carteira do Idoso e Passe Livre, além de avaliação antropométrica (aferição de peso e altura), cálculo do IMC – Índice de Massa Corpórea e Orientação Nutricional.

No local, as equipes técnicas da Semps também divulgaram os serviços ofertados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e deram orientações sobre combate ao trabalho infantil, negligência, abuso sexual e violência psicológica. “Sabemos que um dos principais problemas do Centro Histórico está relacionado com a parte social. Ao oferecer serviços importantes no coração do Pelourinho, a Semps contribuiu para dar mais visibilidade a este grande projeto da Prefeitura”, disse o secretário Bruno Reis.