O Terreiro das Brincadeiras, no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho, reuniu pais e filhos até o domingo (18). Eles se revezaram entre barracas com atividades lúdicas diversas, a exemplo da barraquinha da pescaria e do beijo, da boca do palhaço, arremesso de argolas, rabo do burro, touro mecânico, tomba lata e cama elástica.

O estudante Davi Torres, de 16 anos, ficou feliz ao conseguir fisgar o peixe e ganhar um brinde. “Eu achei bem dinâmico, legal e descontraído”, contou. Para a prima dele, Natália Torres, de 36 anos e natural de Xique-Xique, região baiana do Vale do São Francisco, as brincadeiras despertaram a criança que existe dentro dela. “Me fez lembrar da infância, de quando eu me divertia muito nos parquinhos instalados na minha cidade e até mesmo com as brincadeiras de rua”, opinou.

Revitalização de tradições – A monitora da barraquinha da pesca, Tamires Barreto, de 31 anos, explica que dá um minuto e 30 segundos para cada pessoa pescar e as crianças que conseguem pescar ganham um brinde. “Eu acho muito importante essa iniciativa, porque revitaliza as brincadeiras juninas, principalmente para que a nova geração conheça e vivencie essas atividades. Além disso, é um evento gratuito para o público, tanto infantil como adulto, e uma opção de lazer para o período de recesso. Eu brinquei no ano passado e esse ano estou fazendo parte da equipe”, contou.

Caracterizado com roupas juninas, o pequeno Matheus, de três anos, ficou todo feliz ao acertar a bolinha na boca do palhaço, após várias tentativas, e ver a comemoração de quem estava ao redor. “Eu trouxe ele justamente para proporcionar esse momento diferente de diversão, estou gostando muito”, disse a mãe Jéssica Sousa, de 32 anos.

Disputas e brindes – No touro mecânico, a disputa é para ver quem fica mais tempo em cima do bicho. Alisson Silva, de 13 anos, foi o que mais demorou. O garoto só caiu quando o touro alcançou a velocidade máxima. Na barraca do beijo, os casais aproveitam para fazer fotos românticas e ganhar um carimbo alusivo à ação.

No tomba lata, Tiago Brito, de 14 anos, conseguiu derrubar três latas com a bolinha e ganhou um brinde para o irmão mais novo. Morador de Nazaré, o garoto foi ao local acompanhado da família, após ver a divulgação das brincadeiras no site da prefeitura. “Eu gostei muito. É a primeira vez que brinco em jogos como esses”, disse.

No Terreiro das Brincadeiras, as atividades foram divididas entre os dois lados principais do Terreiro de Jesus. Um mais próximo da Catedral Basílica e o outro mais próximo da Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão.

Programação – A Prefeitura de Salvador é responsável pela realização da Festa Junina do Centro Histórico, em parceria com a Associação do Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e a Sole Produções, patrocínio da Coca-Cola e apoio da iniciativa privada. Confira a programação completa no site https:// saojoaocentrohistorico. com. br.

Reportagem: Priscila Machado/Secom