0
0
0
s2sdefault

O Festival da Cidade tem final de semana agitado com a presença dos cantores Maria Bethânia, Edson Gomes, Daniel, É o Tchan e Padre Fábio de Melo. 

Com apresentações de artistas de renome nacional em cinco palcos espalhados pelos bairros de Cajazeiras, Periperi, Boca do Rio e Barra, além da Praça Castro Alves, no Centro Histórico, o Festival da Cidade tem final de semana agitado com a presença dos cantores Maria Bethânia, Edson Gomes, Daniel, É o Tchan e Padre Fábio de Melo. A programação completa pode ser acessada no site www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br

No bairro de Cajazeiras X, a estrutura fica localizada no Campo da Pronaica. Em Periperi, o local escolhido foi a Praça da Revolução. Na Boca do Rio, o palco fica às margens da Avenida Octávio Mangabeira, na região das quadras poliesportivas. Na Barra, manteve-se a tradição do palco no entorno do Farol. E na Praça Castro Alves, a estrutura está localizada aos pés do poeta.

Além de shows e espetáculos teatrais, a gama de opções oferecidas para a celebração do aniversário de Salvador conta com exposições, espetáculos circenses, dança, cinema, esportes e gastronomia. Para garantir o conforto e a segurança de quem pretende curtir o festival, os órgãos da Prefeitura vão disponibilizar diversos serviços para a população. Confira as ações oferecidas por cada setor para este final de semana e divirta-se:

Trânsito - Seguindo o exemplo do que ocorre em todos os eventos que envolvem grande movimentação de pessoas na capital baiana, a Transalvador realiza, até o próximo domingo (29), o monitoramento do trânsito da cidade. Dentre as ações programadas estão rondas, vistorias e fiscalização da circulação de veículos nas regiões onde serão realizadas intervenções artísticas. Além disso, o órgão prossegue com o trabalho visando coibir o estacionamento em locais não permitidos e a realização das blitzen da Lei Seca.  

Transporte público - De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), no final de semana algumas linhas de ônibus atuarão em esquema especial de transporte, para garantir a mobilidade das pessoas que vão curtir os espetáculos e demais eventos culturais programados para o aniversário de Salvador. Na sexta (27) e no sábado (28), o bairro de Cajazeiras terá reforço de quatro linhas provenientes da Estação Pirajá, com a adição de três veículos da frota reguladora. Para a apresentação de Maria Bethânia na Barra, no sábado, 35 linhas que circulam no bairro terão seu horário estendido até às 23h, com previsão de que 186 estejam à disposição da população. 

Já no domingo, por conta do show do Padre Fábio de Melo, na Praça Castro Alves, o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus terá o prolongamento de 15 linhas no Terminal da Barroquinha (69 veículos), e 39 linhas da Estação da Lapa (158 veículos) até a meia-noite. Neste dia, a frota reguladora contará com cinco ônibus na Barroquinha e outros seis na Lapa. Já o Subsistema de Transporte Especial Complementar terá o prolongamento de 12 linhas, com um total de 44 veículos fazendo o trajeto até o Elevador Lacerda. 

Segurança - Para garantir a segurança de soteropolitanos e turistas nos festejos, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência (Susprev) deixará 100 guardas municipais por dia à disposição dos diversos órgãos da Prefeitura. A atuação dos agentes ocorrerá de acordo com a necessidade de cada pasta. Os guardas prestarão apoio às ações de proteção ao patrimônio público, à segurança dos postos de atendimento e dos palcos instalados nos bairros. Além disso, servirão de apoio ao ordenamento e fiscalização do comércio irregular e às blitzen da Lei seca. A Polícia Militar também estará presente nos locais de shows. 

Ordem pública - Durante o festival, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) tem realizado ações periódicas de fiscalização e ordenamento do comércio na cidade. Neste final de semana, as ações serão concentradas nos bairros em que ocorrerão espetáculos de música, teatro e outras intervenções culturais. No total, a secretaria disponibilizará 150 agentes, que contarão com a colaboração da Guarda Municipal, buscando coibir a comercialização de carne em espetinhos de madeira, venda de bebidas irregulares e atuação ilegal de ambulantes. A Semop vai garantir ainda o reforço de iluminação nas praças e palcos que integram o circuito do festival. 

Ação social - A Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) lançará no domingo uma série de serviços envolvendo lazer, entretenimento, ação social e esporte para os soteropolitanos. A iniciativa, chamada de Expresso da Cidadania, inclui aplicação de brincadeiras, jogos e pintura para crianças; orientações sobre programas como Bolsa Família, Cadastro Único, Carteira do Idoso e Passe Livre. Serviços como avaliação antropométrica (aferição de peso e altura), cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e Orientação Nutricional, entre outros, integram o pacote de ações da pasta.  

Limpeza urbana - Para garantir a limpeza urbana durante o final de semana de celebrações pelo aniversário da cidade, a Limpurb disponibilizará 337 agentes divididos pelos diversos bairros onde ocorrerão os festejos. Além disso, a empresa de limpeza pública manterá à disposição da população 448 sanitários químicos - entre estes, dois contêineres localizados na Barra. 

Saúde - Para garantir serviços essenciais à população, a Secretaria Municipal da Saúde irá disponibilizar ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) durante o Festival da Cidade. Na sexta-feira (27), no bairro de Periperi, ficará de prontidão uma ambulância avançada. No sábado (28), os bairros da Barra, Boca do Rio e Cajazeiras X contarão com outras duas unidades cada. No domingo, dia do aniversário da cidade, a população que vai acompanhar os espetáculos na Praça Castro Alves também contará com a presença de duas ambulâncias do SAMU. A população contará ainda com outras dez unidades de urgência e emergência, bem como o serviço telefônico 192, que funciona 24 horas. 

Urbanismo - Durante os festejos em comemoração ao aniversário de Salvador, os agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) estarão de plantão com o objetivo de fiscalizar a publicidade irregular, além de realizar a medição do som que será emitido no evento e vistoriar as estruturas do palco. Outras informações podem ser obtidas através do Alô Sucom (3202-9600).

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...