Pela primeira vez em sete anos, o Festival da Primavera terá em sua grade de programação uma demonstração de como funcionam miniaturas de automóveis controlados por ondas de rádio. O Encontro de Automodelismo acontecerá neste domingo (22), das 10h às 15h, na Avenida da França, próximo ao Porto de Salvador, no Comércio, reunindo mais de 15 carrinhos que ficarão em exposição para admiradores e fãs do esporte. A ocasião marcará, inclusive, a inauguração da pista permanente que a Prefeitura implantará na via para corridas de automodelos.

No encontro haverá diversos exemplares para estrada e fora da estrada (off road), ou seja, propícios para andar no asfalto e em terrenos irregulares, respectivamente. Alguns são réplicas idênticas aos automóveis de verdade e outros são bugues, só que em escalas menores, movidos tanto à eletricidade quanto à combustão. Cada miniatura costuma custar entre R$ 1,5 mil a R$ 4 mil. Trata-se de uma brincadeira que envolve muito mais os adultos do que as crianças.

Para quem gosta de velocidade, os automodelos são adrenalina pura. Alguns veículos chegam atingir 100 km/h. Não existe risco para quem os dirige, afinal, o piloto não está à bordo. O funcionamento dos automodelos é bastante simples: a transmissão é feita por um controle remoto que está com o piloto e, no carrinho, existe um receptor que capta esses sinais e os direciona tanto para o acionamento do motor e freio como para a movimentação do volante. Não há trilhos como nos autoramas. O piloto dirige no espaço livremente, fazendo manobras e acelerando à vontade.

Um dos participantes do evento, o empresário e membro da Associação dos Automodelistas da Bahia Angelo Larocca, de 31 anos, conta que levará uma réplica de uma Land Rover. Apaixonado pela atividade desde mais jovem, ele comemora a visibilidade que o automodelismo passará a ter em Salvador com o Festival da Primavera. “Se as pessoas cada vez mais gostarem e interagirem, quem sabe a gente não consiga fazer eventos nacionais aqui na cidade?”.