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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realizou mais de 14 mil atendimentos e serviços de atenção para mulheres de Salvador, em 2021. A Diretoria de Políticas para Mulheres (DPM) atuou nos três centros de atenção à mulher, nas ações educativas do Alerta Salvador, comitês e grupos de trabalho, com formações profissionalizantes e atendimentos em mutirões.

Durante o ano de 2021, nos Centros de Referência e Atenção à Mulher Vítima de Violência, foram atendidas 3.278 mulheres. Dessas, 18 foram acolhidas com 17 crianças. O serviço de busca ativa realizou 1.737 ocorrências e 291 pessoas foram referenciadas. Outras 7.834 pessoas receberam atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos.

Através das ações do Outubro Rosa, 653 exames foram agendados, além da realização de atividades informativas. “O propósito maior da SPMJ é a garantia de direitos e essa foi a nossa maior missão, durante o ano passado”, afirmou a titular da pasta, Fernanda Lordêlo. 

Ela destacou a prevenção e combate à violência contra as mulheres, a implementação do comitê institucional de enfrentamento e do Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF), com ações educativas e de qualificação profissional, assim como de assistência, acolhimento e garantia de direitos às mulheres em situação de violência.

Com o objetivo de promover ações integradas para a erradicação da violência doméstica contra a mulher, a fim de transformar o paradigma cultural no tratamento às vítimas, a SPMJ capacitou pessoas para identificar casos de agressão, ofereceu tratamento integral e personalizado e articulou rede de parceiros públicos e privados para promoção do combate à violência e tratamento adequado à mulher. Além disso, a secretaria garantiu à população conhecimento e informação sobre o tratamento adequado à mulher, com respeito e dignidade.

Violentômetro – Para fortalecer a luta no enfrentamento a violência contra mulher, a SPMJ lançou, em 2021, o violentômetro. O termômetro exibe os diferentes níveis da violência contra a mulher e como ela deve proceder em cada um deles. As atitudes são distribuídas em três grupos diferentes, que ganham uma intensidade maior de cor, conforme os comportamentos vão se agravando. 

Qualifica Mulher – Para garantir a promoção, resgate e fortalecimento da geração de renda da mulher, tendo como foco a ampliação de qualificação profissional, a SPMJ, através do Programa Empreende & Qualifica Mulher, ofertou capacitações para mulheres acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade.

Com articulação de parceiros para extensão de oportunidades de geração de emprego e estímulo a negócios sustentáveis, o projeto tem como objetivo oferecer independência financeira e autonomia econômica da mulher soteropolitana. 

Através de uma parceria com Senac e Senai, no ano passado, a SPMJ ofertou cursos de eletricista predial de baixa tensão, encanadora predial, marceneira, pedreira polivalente, panificação, cabeleireira assistente e barbeira. Um total de 165 mulheres foram certificadas. 

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O ano de 2022 começa com uma grande novidade para os moradores do Novo Marotinho. A localidade teve toda a iluminação pública modernizada em LED, através do programa Iluminando Nosso Bairro (INB), ganhando 186 novas luminárias instaladas em 31 logradouros. A intervenção foi entregue pelo prefeito Bruno Reis na noite desta segunda-feira (3), e contou com investimento de R$214 mil.

Os dispositivos de LED não só trouxeram novo aspecto visual como também proporcionaram mais claridade, em comparação com as antigas lâmpadas que emitiam luz alaranjada (vapor de sódio). Na prática, a iniciativa trouxe mudanças significativas para os motoristas e pedestres que circulam pela região à noite, dando melhores condições de visibilidade e colaborando para melhorar a segurança.

“Esse trabalho aqui no Novo Marotinho é feito em toda a cidade. Se não fosse a pandemia, teríamos concluído essa iniciativa no ano passado em toda Salvador, esse que é um dos programas mais desejados e solicitados pela população. Chegamos a quase 80% da iluminação em LED e nossa meta é chegar no dia 29 de março, no aniversário da cidade, com a marca de 100%”, declarou Bruno Reis.

O gestor lembrou ainda que, na região, o Iluminando Nosso Bairro já contemplou o bairro de Pau da Lima e está sendo concluído em Jardim Cajazeiras, Jardim Nova Esperança e Nova Brasília, além de São Marcos, Trobogy e São Rafael. As próximas localidades a serem beneficiadas são Canabrava, Vale dos Lagos, Vila Canária e Porto Seco Pirajá.

Benefícios – As novas luminárias são o que há de mais moderno para o sistema de iluminação, sendo mais eficientes, duráveis e econômicas em comparação com as antigas lâmpadas. Os dispositivos chegam a ter vida útil entre 25 mil a 100 mil horas (superior aos de sódio, que contabilizam entre 18 mil a 32 mil horas de uso). Isso reflete ao município menos gastos para efetuar serviços de trocas de lâmpadas mais frequentes, fazendo com que mais recursos possam ser destinados para outros projetos de desenvolvimento urbano.

Além disso, as lâmpadas de LED instaladas nesse processo de modernização da iluminação pública da cidade são compatíveis para receber o sistema de telegestão que permite, por exemplo, o controle dos equipamentos de forma remota, assim como identificação imediata de ocorrências para manutenção. Também colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois não há existência de gases no bulbo na composição, e os materiais de fábrica utilizados são, na maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza.

Para o vidraceiro Jean Carlos Batista, 47 anos, o Novo Marotinho começou 2022 “literalmente brilhando”. “O nosso bairro ficou com aspecto mais leve e atrativo. Uma iluminação dessa sem dúvida tira mais o nosso medo e insegurança de andar pelas ruas à noite”, avaliou.

Balanço – Em 2021, o INB alcançou 20 localidades da capital baiana: Alto do Coqueirinho, Beiru/Tancredo Neves, Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, Campinas de Pirajá, Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, Garcia, Mussurunga, Resgate, Ribeira, Santo Antônio, Stella Maris e Vila Laura. Foram mais de 15,5 mil pontos  de LED instalados em cerca de 2,3 mil logradouros, totalizando quase R$18 milhões em investimentos.

 
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Quatro inaugurações, mais de 100 mil atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), 215 mil refeições distribuídas, bem como 70,5 mil cestas básicas entregues à população em situação de vulnerabilidade, entre outros serviços na área social. Estas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) no ano de 2021, em meio ao período de enfrentamento à Covid-19.

Os investimentos deverão prosseguir em 2022. Para este mês de janeiro, está prevista a inauguração de mais dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sendo um no bairro do Nordeste e o outro na Boca do Rio. Durante o ano, um terceiro Restaurante Popular deverá entrar em funcionamento, em Cajazeiras. “A novidade, porém, fica a cargo do equipamento itinerante, que distribuirá alimentos a cada dia por diferentes bairros periféricos. Todo esse trabalho já consolida Salvador como referência nacional em assistência social”, celebrou o titular da pasta, Kiki Bispo. 

No ano passado, no quesito inaugurações, um dos destaques foi a nova sede da Sempre, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio. Desde a entrega, em outubro, foram realizados 102 mil atendimentos entre inscrições e atualizações de cadastros de pessoas que abrangem as categorias pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único (CadÚnico).

“Em quase três meses, vivemos um grande desafio para reduzir o número de pessoas atraídas pela demanda aberta e, em especial, pelo cadastramento aos benefícios anunciados pelo Governo Federal, como Auxílio Brasil. Daí, fomos obrigados a montar uma força-tarefa para beneficiar os usuários, a testar diversas estratégias para atingir todo nosso público”, relatou Bispo. Atualmente, cerca de três mil cidadãos soteropolitanos são atendidos apenas para o CadÚnico.  

Descentralização – Os serviços da Sempre também são oferecidos nas dez Prefeituras-Bairro; no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio; nas edições do CadÚnico Itinerante, programa de sucesso realizado três vezes por semana nas comunidades carentes da cidade; nos postos de atendimento instalados no Subúrbio 360, em Coutos, e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras; e em 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de um ponto de apoio na Codesal. Na Sempre, além das inscrições no Cadastro Único, a população tem acesso ainda a benefícios como os auxílios moradia, funeral, natalidade, viagem e emergência, dentre outros.

Centros de referência – A rede de assistência social através dos Cras foi reforçada com a entrega de três novas unidades, em Brotas, Castelo Branco e Lobato. As estruturas reúnem salas multiuso, salas de atendimento, brinquedoteca, recepção, copa e almoxarifado, para receber os cidadãos visando a orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar, em decorrência da pobreza, vulnerabilidade, privação de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminação por questões de gênero, idade, etnia e deficiência, entre outras situações. Cada unidade do Cras conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio.

Restaurantes populares - Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe ofereceram 215 mil refeições em 2021. Os locais também promoveram eventos sociais e profissionalizantes para os beneficiários. Para 2022, além da unidade em Cajazeiras, a intenção é implantar uma versão itinerante – a ideia é, através de um ônibus com uma cozinha devidamente equipada, circular em diferentes bairros da periferia da cidade.

Demais ações – A Sempre realizou, ainda, 48 mil abordagens sociais e 4.817 acolhimentos institucionais de pessoas em situação de rua. Por meio do programa Recomeçar Sempre, foram inseridos 312 participantes, que participaram de diversas ações de promoção da cidadania e resgate da autoestima.

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O prefeito Bruno Reis, acompanhado de secretários e gestores municipais, realizou nesta terça-feira (4) vistorias em quatro obras de infraestrutura com andamento avançado em Salvador. As intervenções, frutos de demandas antigas da população, vão proporcionar maior mobilidade e mais qualidade de vida aos moradores das localidades.

Durante a visita, o prefeito ressaltou a necessidade de resolver os problemas mais básicos da população, a exemplo das questões de saneamento. "Hoje, percorremos e visitamos diversas obras, entendendo os principais problemas da cidade. São obras importantes de infraestrutura, para resolver problemas históricos, de alagamentos e drenagem. O trabalho não para e 2022 já entra em ritmo acelerado”, declarou.

A primeira obra visitada pelo chefe do Executivo municipal foi a requalificação do canal da Rua Doralice Pereira Dórea, na Estrada das Barreiras. O serviço abrange 1,2 quilômetro de extensão do córrego e envolve a regularização da vazão de água durante dias de chuva e a solução de problemas de alagamentos.

Com 95% de execução, a obra abrange, ainda, a reurbanização e tamponamento integral do canal, incluindo melhorias no passeio para facilitar o deslocamento de pedestres. O investimento é de pouco mais de R$6 milhões, provenientes de recursos municipais.

Ligações viárias – Em seguida, o prefeito vistoriou duas importantes obras viárias que trarão mais fluidez ao trânsito em trechos considerados bastantes movimentados da capital. Uma delas é a ligação entre o bairro da Mata Escura e a BR-324, no valor de R$13 milhões. A outra via liga a Avenida Gal Costa à Pau da Lima, ao custo de R$10 milhões e término previsto para abril próximo.

A primeira terá 2,3 quilômetros de extensão e, quando for concluída, possibilitará a conexão do fluxo proveniente da Avenida Barros Reis e do Arraial do Retiro com o sistema viário do bairro da Mata Escura. O trecho inicial do projeto se localiza no entorno da estação metroviária de Bom Juá e finaliza no alto do bairro de Mata Escura, ao lado do terreiro de candomblé do Bate Folha. Serão feitos serviços de pavimentação, drenagem, implantação de ponte e contenções de encosta. 

Na região de Pau da Lima, uma nova via em construção pretende melhorar a mobilidade de quem reside, trabalha ou trafega pela localidade. O projeto engloba a construção de duas pistas com duas faixas de circulação nos dois sentidos, praças de retorno e, na interseção com a Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), uma rotatória que vai eliminar a necessidade de sinaleira. A intenção é facilitar o acesso entre a Avenida Gal Costa e o bairro de Pau da Lima, além de solucionar os constantes engarrafamentos da região.

Toda a pavimentação será implantada de forma a suportar o intenso tráfego local, e a via terá ainda elementos como drenagem, acessibilidade e iluminação em LED. Foram investidos cerca de R$9,1 milhões de recursos próprios para a construção da via de 2,8 km de extensão e área de aproximadamente 92 m².

Paraguari – A segunda etapa das obras do canal do Rio Paraguari também entrou no radar das vistorias nesta terça. A iniciativa está 80% terminada e a previsão de conclusão é para o final do mês de janeiro de 2022.

Esse projeto também vai regularizar a vazão de águas pluviais para não haver alagamentos em toda a extensão do canal. Inclui, ainda, melhorias urbanísticas nas ruas da Glória, Jaqueira e Beira Rio de Cima.

O investimento total para essa segunda etapa foi de R$9 milhões. A primeira fase da requalificação do Paraguari foi entregue em 2020, quando foram feitas urbanização e macrodrenagem do rio. O investimento foi de quase R$18 milhões.

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A Ação Salvador Solidária, campanha de ajuda humanitária promovida pela Prefeitura de Salvador, em parceria com a Marinha e a Rede Bahia, arrecadou 50 mil litros de água mineral, que serão destinados às vítimas da catástrofe provocada pelas chuvas no Sul e Extremo Sul da Bahia. O montante foi recolhido por membros da Marinha, na tarde desta segunda-feira (3), na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), localizada na Avenida Bonocô.

“Iniciamos a operação há 20 dias. No primeiro momento, arrecadamos 40 toneladas de alimentos não perecíveis, além de roupas e itens de higiene. Na semana do Natal, interrompemos a campanha em função das chuvas em Salvador. Em meados da semana passada, foi retomada a ação, com foco na água mineral, que é a necessidade premente da região no momento”, informou o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ele acrescenta que o montante arrecadado será transportado por veículos da Marinha (caminhões, carros-pipa e veículos leves), saindo do Distrito Naval de Salvador, no Comércio, a partir das 7h desta terça-feira (4), para o município de Itambé. De lá, as doações serão distribuídas para outras cidades impactadas pelas chuvas.

Macêdo chamou atenção para a arrecadação expressiva da segunda etapa da campanha, apesar da curta duração. “Isso demonstra o sentimento de solidariedade, que é uma característica própria do soteropolitano. Começamos a receber as doações na última quarta-feira (20) e encerramos a arrecadação no domingo (2). Mesmo com os feriados da virada do ano, conseguimos 50 mil litros de água mineral”, concluiu.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Magarefe

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.415,40 + benefícios

1 Vaga

Motorista de reboque

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, CNH D, imprescindível experiência em reboque de veículos.

Salário: 1.311,06 + benefícios

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Atendente Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com vendas e conhecimento de informática, desejável experiência com provedor de internet.

Salário: a combinar + benefícios

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Auxiliar Financeiro (estágio)

Ensino médio incompleto (estar cursando pela manhã ou pela noite), sem experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de informática e disponibilidade para trabalhar no bairro de Valéria

Bolsa: 700,00 + benefícios

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Auxiliar de estoque (estágio)

Ensino médio cursando no período noturno, imprescindível curso de informática.

Bolsa: 700,00 + benefícios

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Vendedor de plano de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.515.43 + benefícios

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Oficial de Rede

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.515.43 + benefícios

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Vendedor porta em porta de plano de internet

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.130,28 + comissão

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Técnico instalador de internet

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.

Salário: 1.515,43 + benefícios

8 Vagas

Lavador de Roupa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

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Passador de roupas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

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Supervisor Financeiro

Ensino superior completo em administração ou áreas afins, 6 meses de experiência, desejável vivência em departamento pessoal.

Salário: a combinar + benefícios

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Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

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Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

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Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

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Fatiador de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: manusear a máquina de fatiar, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Lauro de Freitas

Salário: 1100,00 + benefícios 

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Separadora de Mercadoria em Câmara Fria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis:  experiência com Câmara Fria e  ter disponibilidade de horário.

Salário: 1.144,00 + benefícios

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Cozinheiro de Restaurante 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com cozinha a la carte e perfil de liderança.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

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Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.311,06 + benefícios

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Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

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Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

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Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

30 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.100,00 + benefícios

1 Vaga

 

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Com a publicação do Decreto 34.765/21 no Diário Oficial do Município (DOM), em novembro de 2021, servidores públicos municipais efetivos, vinculados à Prefeitura de Salvador, que possuem guarda de filhos com deficiência, moderada ou grave, estão autorizados a ter a carga horária de trabalho reduzida. Em dezembro passado, quatro processos físicos já foram deferidos para a concessão do benefício, outros cinco processos eletrônicos estão agendados e em torno de 20 aguardam o agendamento.

De acordo com o decreto, os servidores com jornada de 30 horas semanais têm direito a uma redução de 10% da carga horária de trabalho. Já aqueles com jornada de 40 horas têm direito à redução de 20%. O benefício ocorre sem desconto de salário, direitos e vantagens, válido por doze meses, podendo ser renovado por igual período, através de comprovação documental da necessidade de sua manutenção.

Para dar entrada no processo de solicitação, os servidores precisam ir até o Setor de Gestão de Pessoas (Segep) do órgão de lotação e apresentar os seguintes documentos: Requerimento de Direitos e Vantagens (RDV) preenchido, RG, CPF, contracheque, documento de identificação do filho, relatórios médicos indicando a deficiência e plano terapêutico. 

Após a chegada dos documentos à Gerência de Inspeção, Medicina e Saúde Ocupacional (Geims), setor vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), servidor e filho são convocados a comparecer na Geims, para perícia presencial com psicólogo, assistente social e perito médico. 

Os profissionais de saúde fazem a análise dos documentos, relatórios e do contexto social, depois emitem um laudo. A partir daí o processo é tramitado na Diretoria de Gestão de Pessoas da Semge e o servidor deve aguardar pelo deferimento ou indeferimento do processo, que será comunicado pelo órgão.

Cuidado – A medida se destina ao cuidado terapêutico do filho com deficiência, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial, tanto grave quanto moderada, sendo necessário que o servidor contemplado comprove, periodicamente, o respectivo acompanhamento.

A publicação do decreto e regulamentação da lei demonstram um compromisso social e a preocupação da gestão municipal com a saúde emocional dos colaboradores, dedicando um olhar sensível ao contexto familiar de cada servidor.

“É um decreto importante, porque estávamos sem uma regulamentação, o que dificultava a autorização dos pedidos encaminhados à Semge. Com a regulamentação, passamos a ter um critério objetivo para conceder o benefício àqueles que têm direito”, acrescenta o diretor de Gestão de Pessoas, Gustavo Moris.

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Nos 11 postos de coleta da Casa So+ma, instalados na capital baiana, foram coletados 473 mil kg de resíduos recicláveis, entregues por mais de 10 mil famílias cadastradas. Os números compreendem o período entre fevereiro de 2019, quando a iniciativa foi implantada na cidade, e novembro passado. 

Do total, 262 mil kg foram de vidro reciclado, dos quais quase 80 mil kg recolhidos por cooperativas, que fazem parte da cadeia do material.  Entre os impactos positivos para o meio ambiente decorrentes dessa reciclagem estão a economia de 6 milhões de litros de água, ao se evitar a produção de novas embalagens – a quantidade é suficiente para abastecer uma população de aproximadamente 34 mil pessoas, com um consumo diário de 180 litros por indivíduo. 

Além disso, 5 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados, três mil árvores foram salvas, 4,6 mil litros de óleo entregues e 1,4 milhão de kWh gerados com reciclagem energética, o que daria para abastecer cerca de 170 mil residências por um dia, com energia elétrica.

“Mesmo com um ano difícil, conseguimos retomar a coleta seletiva na cidade, após 15 meses de suspensão, devido à pandemia. Diante da crise climática global, como temos visto com as fortes chuvas e inundações em nosso Estado, o descarte correto de resíduos ajuda muito, ao diminuir o volume do lixo nos aterros e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera”, ressalta a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França.

Funcionamento – A iniciativa é fruto de uma parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Prefeitura, através da Secis. Para estimular a coleta seletiva junto à população, a Casa So+ma possui um programa de vantagens, através do qual os participantes trocam resíduos recicláveis por pontos, que por sua vez dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios.

No período mencionado, foram realizadas 13.861 trocas, incluindo o acesso a 40 cursos de capacitação. Os interessados podem se cadastrar no programa de vantagens através do aplicativo Soma Vantagens, disponível no Google Play ou App Store, ou pelo site https:// somosasoma. com. br .

Os postos de coleta da Casa So+ma em Salvador funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h, nos seguintes endereços:

Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240.

Big Bompreço Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650.

Cajazeiras – Campo da Pronaica – Cajazeiras X.

Imbuí – Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado.

Periperi – Praça da Revolução, s/n.

Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães.

Ribeira – Largo do Papagaio.

Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n.

Comércio – próximo à Igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Itapuã – Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga, Avenida Dorival Caymmi, 17.

Rio Vermelho – Vila Caramuru, Praça Caramuru, 2.

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A Operação Cidade Dez, Sucata Zero completou 2021 com um saldo de 866 notificações e 845 remoções de sucatas de carros, das vias públicas de Salvador. Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 238 sucatas de veículos. Outras 607 foram retiradas pelos proprietários, após receberem a notificação. 

Em relação às sucatas de barco, o órgão emitiu 57 notificações e realizou 16 apreensões. As outras 41 sucatas foram removidas pelos próprios donos, após serem notificados.

Das 617 denúncias do tipo recebidas pelo Fala Salvador, 395 foram atendidas. A operação percorreu diversos bairros e avenidas durante o ano, a exemplo de Boca do Rio, Ogunjá, Santa Mônica, Avenida Vasco da Gama, Cajazeiras, Suburbana, Costa Azul, São Caetano, Mata Escura, Vila Laura, Garibaldi, Saúde, Nazaré, Sete de Abril, Uruguai, Pituba, Ondina, Vila Rui Barbosa e Massaranduba, entre outros.

Para o chefe do Setor de Proteção de Estética da Cidade (Sepec/Semop), Roberto Guerreiro, apesar de ter sido um ano complicado, devido à pandemia, a equipe conseguiu bater a meta anual de, em média, 800 sucatas notificadas e resolvidas durante o ano. Ele conta que, em algumas comunidades, as pessoas parabenizam o trabalho da fiscalização, inclusive por melhorar a locomoção, retirando materiais que antes atrapalhavam o trânsito e a passagem de pedestres. 

“É uma questão de mobilidade e também de saúde pública, porque essas sucatas acumulam animais peçonhentos e larvas de mosquito, que podem causar a proliferação de doenças”, ressalta. Guerreiro lembra a questão também de segurança, porque, em alguns casos, as sucatas acabam sendo utilizadas por criminosos para se esconder e praticar furtos e assaltos. 

“Mas o fator fundamental é a questão estética, porque a operação deixa a cidade mais bonita. Muitos desses lugares que passaram por retirada de sucatas hoje estão asfaltados e se transformaram em praças públicas”, destaca.

Dinâmica – O Sepec é responsável pela fiscalização, notificação e remoção de sucatas de barcos, veículos e demais materiais inservíveis, como geladeiras. Além disso, o setor também identifica, notifica e autua pessoas responsáveis pelo descarte irregular de entulho de grande porte. A autuação ocorre quando o entulho não é retirado. Nesse caso, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) é acionada para a coleta do material.

Para ser considerada sucata, o automóvel tem que ser bem inservível, sem nenhuma utilidade e em mau estado de conservação. Isso é facilmente constatável a olho nu, ao observar vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, ausência de motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos, geralmente acumulando sujeira, água ou mato.

Apreensão – Antes do processo de apreensão, os agentes emitem uma notificação impressa, para que o proprietário do automóvel abandonado faça a remoção, num prazo que pode durar até 72 horas. Em casos urgentes, o prazo de retirada pode ser imediato.

Quando recolhidas pela própria Prefeitura, as sucatas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo.

O prazo para reivindicação é de 60 dias, com pagamento de multa. Quando não é retirado, o bem é leiloado.

Denúncia – A Semop recebe as denúncias de veículos abandonados pelo Fala Salvador, no telefone 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br . É necessário informar as características e localização das sucatas. 

A partir das informações prestadas, uma equipe do órgão vai ao local indicado, para fiscalizar a denúncia e remover o material, quando necessário. Em alguns casos, a operação conta com o apoio de outros órgãos, como a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Limpurb, GCM e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

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