Desde a implantação em 2016, o Road Show Salvador capacitou aproximadamente 4 mil operadores de viagem. A iniciativa, que é uma parceria da Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) -, com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia), consiste em divulgar Salvador nos principais mercados emissores da América Latina. O Road Show já percorreu 29 cidades brasileiras e estrangeiras. A última ação de 2018, terminou nesta terça-feira (20), em Recife.

Neste ano, o evento passou por Belo Horizonte; Rio de Janeiro; Santiago, no Chile; Brasília; Goiânia; São Paulo; Curitiba e Florianópolis; Caxias, Novo Hamburgo e Gramado. O projeto faz parte do conjunto de ações da Secult para recuperar o fluxo de turistas na capital baiana. Para se ter uma ideia, de janeiro a outubro deste ano houve um crescimento de 7,7% no fluxo turístico da cidade, se comparado com o mesmo período do ano passado. Nos dez primeiros meses de 2018, mais de 7,8 milhões de pessoas passaram pela cidade, enquanto que no mesmo intervalo, em 2017, foram cerca de 7,2 milhões.

E a previsão é que na alta estação (dezembro, janeiro e fevereiro), o aumento no fluxo de turistas chegue a 11%, com cerca de 2,6 milhões de visitantes em Salvador. “As nossas expectativas se confirmam: a road show tem sido muito importante para que Salvador volte a ser desejada como destino turístico. A cada promoção desta, temos novidades para os mercados emissores, que são extremamente receptivos com os nossos atrativos turístico, natural, cultural e gastronômico”, avalia Claudio Tinoco, titular da Secult.