Dois projetos da Prefeitura disputam o Prêmio Internacional Guangzhou 2018 de Inovação Urbana, que no dia 7 de dezembro definirá a campeã dentre as 15 cidades inovadoras de todo o planeta. A escolha é feita através de votação popular online, por meio do site https://bit.ly/2zlGRjS, onde até três cidades podem ser escolhidas.

Geridos pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), o Programa de Recuperação Ambiental do Parque Canabrava e a Caravana Mata Atlântica abordam temas como a proteção ambiental, remediação, reflorestamento e educação de forma prática e lúdica. A intenção é valorizar regiões consideradas sensíveis quanto à biodiversidade e sob risco de sucumbir à crescente urbanização da região.

No total, foram computadas para o prêmio 273 inscrições de 193 cidades e governos locais de 66 países e regiões do planeta. As 15 finalistas foram escolhidas por um comitê técnico na cidade de Surabaya, na Indonésia, em setembro último.

Concorrentes – Ao todo, a premiação vai contemplar cinco vencedores e será realizada durante a Conferência de Inovação Urbana, marcada para ocorrer entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Guangzhou, na China. Participam ainda da competição as cidades de Guadalajara (México), Durban (África do Sul), Sydney (Austrália), Santa Ana (Costa Rica), Nova Iorque (EUA), Milão (Itália), Surabaia (Indonésia), Kasan (Rússia), Utrecht (Holanda), Santa Fé, (Argentina), Mezitli (Turquia), Yiwu e Wuhan (China).

Méritos – A Caravana Mata Atlântica reúne técnicos municipais e moradores da região contemplada para plantar árvores, como sibipiruna, ipê e pata-de-vaca, que podem ser solicitadas junto à Secis, por meio dos telefones (71) 3611-3802, gratuitamente pelo Fala Salvador (156), ou por meio de mensagem de WhatsApp para o número (71) 98549-8453. Atualmente, mais de 100 espaços públicos da capital baiana já foram arborizados pelo programa.

Iniciado no ano e 2015, o Programa de Recuperação Ambiental do Parque Socioambiental de Canabrava consiste no plantio de 20 mil árvores nativas da Mata Atlântica com foco em recomposição florestal. A ação também prevê a utilização de um fertilizante para manejo do solo produzido a partir da associação do lodo da coleta de esgoto da cidade e biossólidos provenientes de uma estação de tratamento de efluentes industriais. As duas ações em conjunto transformarão o parque em um sumidouro de carbono (processo de absorção de dióxido de carbono, CO2, maior que a emissão).

Devido ao sucesso, a iniciativa foi escolhida pelo C40 (Cities Climate Leadership Group) como uma das 100 soluções urbanas que ajudam no combate às alterações climáticas e que podem ser executadas por outras cidades.

O secretário da Secis, André Fraga, afirma que a indicação para o prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pela Prefeitura, que é baseado em resultados concretos. “Esse é o detalhe mais bacana e que posiciona Salvador no mesmo patamar de outras cidades do mundo que obtiveram êxito na inovação da gestão urbana. Portanto, é muito importante ter uma cidade do Nordeste do Brasil neste grupo seleto. Isso inspira ainda mais o engajamento dos cidadãos, além de motivar a continuidade deste esforço”, destaca.