O Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (NACS) de Itapuã, localizado na Avenida Dorival Caymmi, passa por uma ampla obra de recuperação estrutural, que proporcionará mais segurança, conforto e acessibilidade, tanto aos 221 permissionários que atuam no local quanto aos soteropolitanos que visitam o espaço em busca de mercadorias de hortifrúti, carnes, frutos do mar, temperos, entre outros itens, a preços acessíveis.

As intervenções na unidade tiveram início nesta semana e contemplam reformas de todos os boxes (peixaria, carnes, mariscos), da casa de lixo e da rampa de acesso, com troca de corrimão, e do passeio da área interna. A requalificação também inclui revisão elétrica, pintura e reforma das grades e dos sanitários.

A Nautillus Construções e Comércio foi a empresa ganhadora da licitação para executar o projeto, que será concluído num prazo de quatro meses. O investimento é de R$ 324.400,77. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), órgão que administra os Mercados Municipais da capital baiana, durante o período de obras, alguns permissionários serão realocados para a área do estacionamento.

“Trata-se de um estabelecimento que oferece uma grande variedade de produtos aos clientes e que atende à população de diversos bairros de Salvador. Estamos empreendendo todos os esforços para a melhoria contínua das feiras e mercados municipais a fim de proporcionar mais conforto e uma melhor infraestrutura para a população que frequenta esses espaços”, destaca o gestor da Semop, Marcus Passos.

Cláudia Moura, 44 anos, comercializa produtos típicos de comida baiana, como camarão, amendoim, castanha, azeite de dendê, no NACS. Quando soube que o estabelecimento municipal, no qual ela tem tirado seu sustento nos últimos 11 anos, passaria por uma reforma geral, vibrou com a notícia. “Veio em boa hora. É uma bênção dada por Deus”, disse.

A vendedora conta que a reforma no espaço era uma demanda antiga dos permissionários, e espera que após a revitalização a clientela cresça. “Quando tem chovido em Salvador, a água acaba infiltrando pelo teto, pois o telhado precisa de reparos. Acredito que a reforma irá trazer mais gente, pois cliente gosta de um espaço confortável e limpo”, ressaltou.

Antônio Pereira, 67, é vendedor de frutas e verduras do Núcleo há 14 anos. Conhecido pelos colegas como “AP”, ele conta que foi da renda da atual ocupação que obteve recursos para criar seus quatro filhos. Ele diz ainda que costuma receber fregueses fiéis, vindos de outros bairros da cidade. “A maioria vem de Alphaville, Pituba, Stella Maris. Tem clientes que compram comigo há quatro décadas. O Núcleo representa muito não só para Itapuã como para a cidade. É um lugar tradicional”, destacou.

Manutenção em mercado - A pouco menos de 2 km do NACS de Itapuã, o Mercado Municipal de Itapuã, situado na Rua Genebaldo Figueiredo, também receberá diversas melhorias. A partir desta sexta-feira (9), o estabelecimento passará por serviços de manutenção e troca de luminárias das áreas comuns (térreo e 1º piso), revisão e manutenção das portas de vidro, colocação de grades de proteção no 1º piso e instalação de ventiladores no 2º piso. As ações serão realizadas num prazo de três meses pela Drimatec Comércio e Serviço, e o custo é de R$ 71.450. Nenhum permissionário será realocado durante as ações de melhorias.

"Igualmente no Mercado de Itapuã, estamos investindo na requalificação do espaço para manter uma estrutura de qualidade e, assim, fomentar a economia e a geração de renda no município, com mais conforto e acessibilidade aos permissionários e clientes", reforça o secretário Marcus Passos.