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O palco do Teatro Gregório de Mattos não estava localizado apenas na Praça Castro Alves na tarde desta quarta-feira (24). Além de Salvador, ele estava presente em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoinhas, entre outras cidades. O Brasil estava representado ali, quando dezenas de artistas que fizeram da capital baiana sua casa vieram participar da oficina Jogos de Criar, que abre a programação da Fábrica de Musicais.

O curso, realizado pelo encenador João Falcão - conhecido do grande público pelos trabalhos dirigidos na Rede Globo (A Comédia da Vida Privada /Sexo Frágil /Clandestinos) - e o Coletivo 4, faz parte do edital de iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética dos espetáculos desse gênero.

Albert Bonifácio, de 21 anos, está apenas começando na jornada da atuação. Antes desta oficina, tinha participado somente de um outro curso sobre interpretação. "Essa é uma ótima oportunidade para quem está começando, uma chance de aprender, de forma gratuita. É difícil achar algo desse tamanho oferecido gratuitamente. Quero aprender com toda essa gente diferente", contava o rapaz, minutos antes da oficina ter início.

Marília Castro é coordenadora de produção do Coletivo 4. Ela explica que, apesar da qualidade alta dos artistas baianos, há uma deficiência nesses profissionais quando o assunto é musical. "Temos muitos artistas bons aqui, musicalmente, mas é uma joia que precisa ser lapidada. Geralmente, esse lado musical fica mais no eixo Rio-São Paulo. A ideia de trazer o João é que ele já tem essa linguagem brasileira naturalmente", afirma.

De peito aberto - A oficina Jogos de Criar, que teve como ponto de partida canções nacionais para a construção de personagens, abrangendo a escrita e a atuação, teve início com a formação de uma roda no centro do palco. Lá, democraticamente, lado a lado, os alunos e o mestre eram iguais perante a arte. Cada um devia dizer seu nome, de onde vinha e o que fazia ali.

Entre os integrantes da roda, que era composta por homens e mulheres, negros, pardos e brancos, vestidos de diferentes formas, estava a atriz e cantora Ana Barroso, 25. Para ela, que vem de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde se formou artista, mas mora em Salvador, participar da oficina é resistência. "Estar aqui é unir forças nesse momento do país com essas pessoas tão resistentes. A cultura do Brasil não é valorizada, então é muito importante um evento como este", explicou.

João Falcão falava apenas para a arte e sobre a arte. Entre uma atividade e outra da oficina, que foi ministrada das 15h às 20h, ele não tinha tempo para sair daquele universo, nem um pouco. "Eles [Coletivo 4] sempre quiseram muito trabalhar comigo, e eu com eles. Já os conhecia", disse rapidamente, quando, por alguns minutos, deixou seus alunos para tomar um café.

Falcão e a Bahia - Nascido em Recife, Pernambuco, Falcão costuma apresentar em suas obras elementos da cultura Nordestina. Recentemente, adaptou e dirigiu o espetáculo Gabriela – Um Musica l (diversos prêmios, dentre eles: APCA de Diretor e Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro), baseado no livro de Jorge Amado. Em Salvador, no final da década de 1990, dirigiu a peça A Ver Estrelas, com elenco baiano. É dele também a encenação da peça A Máquina, que projetou nacionalmente os trabalhos de Wagner Moura, Vladimir Brichta e Lázaro Ramos.

Falcão estreou em teatro como ator e músico, na capital pernambucana, com Morte e Vida Severina. Aos 21 anos, fez um rebuliço na cidade com o musical Muito Pelo Contrário – sua estreia como diretor, escritor e compositor de um mesmo espetáculo.

O Coletivo 4 é um grupo pesquisa a linguagem de espetáculos de musicais, lançado em 2009, quando iniciou um treinamento periódico de canto e dança com 24 atores convidados. Depois de passar por alguns locais, o Coletivo 4 fundou em 2016, sua sede própria, o Galpão Wilson Melo, localizada no Forte do Barbalho, onde mantém os estudos artísticos, produz e apresenta espetáculos.

Além de promover projetos de integração entre artistas e profissionais de outras áreas, parte importante do trabalho de potencialização das artes cênicas e da formação de plateia em Salvador. No repertório do grupo constam os espetáculos Na Coxia – O Musical, João do Pé de Feijão, Noite do Pijama e Quem Vai É O Coelho.

Programação

Mesa-redonda

São quatro mesas para estimular o diálogo e a difusão do conhecimento e potencialização das ideias e ainda geração de projetos futuros. Esses encontros têm duração de três horas e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

30/10 – 14h às 17h - Shakespeare Eternamente, com Adriana Falcão (roteirista e escritora do livro que vai ser adaptado para montagem) e Márcio Meirelles (pesquisador e encenador de peças de Shakespeare).

30/10 – 18h às 21h - Musicais na Bahia e no Brasil, com Ângela Reis (professora da UniRio e pesquisadora dos espetáculos musicais feitos no Brasil) e João Sanches (professor da Escola de Teatro da UFBa e pesquisador do teatro feito na Bahia).

01/11 – 14h às 17h - A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias (chefe de palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (chefe de palco e iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens do Teatro Castro Alves) e Sílvio Barruada (chefe dos maquinistas do Teatro Castro Alves com larga experiências na criação e adaptação de cenários).

17/11 – 14h às 17h - Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini (coreógrafa, diretora e produtora de musicais, tendo sido responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago ao redor do mundo) e Clayton Marques (produtor e diretor assistente de João Falcão, que vai expor um pouco do trabalho específico desenvolvido por este artista pernambucano).

Laboratórios interativos

São três Laboratórios Interativos com a finalidade de aproximar os participantes do universo que está sendo debatido, pois os convidados estimulam exercícios coletivos e individuais. As atividades têm duração de três horas e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

01/11 – 18h às 21h - A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias, Antônio Marcos e Sílvio Barruada, que depois da mesa redonda promove a atividade prática com o objetivo de aproximar as pessoas da caixa cênica, dos termos técnicos, dos equipamentos e do palco.

17/11 – 18h às 21h - Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini e Clayton Marques com o objetivo de aproximar as pessoas do exercício criativo da organização para a produção de espetáculos teatrais.

26/11 – 14h às 21h - O Intérprete nos Musicais, com Laila Garin, que vai promover um exercício coletivo com alguns exemplos práticos e dicas para um bom andamento dos trabalhos de criação de personagem e de manutenção da técnica vocal.

Oficinas

Cursos de 8 a 10h de duração que têm por objetivo aprofundar um pouco mais as informações técnicas relativas aos temas escolhidos. Para este momento, as turmas serão reduzidas para melhor aproveitamento. Será preciso fazer uma inscrição e ser aprovado para participar da turma.

Nesse momento da Fábrica de Musicais, um novo passo é dado, pois os convidados trabalham os universos criados por Shakespeare através das orientações do próprio João Falcão. Ao término desta etapa, que vai atingir diretamente 330 profissionais das artes de Salvador, serão escolhidos 25 nomes que vão integrar a ficha técnica do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão.

24 a 27/10 – 15h às 20h - Oficina Jogos de Criar, com João Falcão – 2 turmas com capacidade de 30 pessoas cada turma.

08/11 – 14h às 21h - Visagismo no Teatro Musical, com Uirandê Holanda – 1 turma para 40 pessoas.

09 e 10/11 – 15h às 19h - Figurino para Espetáculos Musicais, com Carol Lobato – 1 turma para 40 pessoas.

13 e 14/11 – 15h às 19h - Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais, com Yacoce Simões – 1 turma para 50 pessoas.

20 e 21/11 - 15h às 19h - Áudio e Microfonista, com Andrea Zeni – 1 turma de 50 pessoas.

27 a 30/11 – 15h às 19h - Preparação e Interpretação Vocal, com Angelo Rafael e Carlos Eduardo Santos – 2 turmas para 40 pessoas cada.

04 a 07/12 – 15 às 19h - Corpo e Coreografia, com Roberto Montenegro – 2 turmas para 40 pessoas cada.

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