Missões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do BIRD (Banco Mundial) estão reunidas com técnicos e secretários da Prefeitura de Salvador até esta sexta-feira (28) em nova rodada de trabalho para viabilizar investimentos na cidade. Os recursos em negociação, somados a outros projetos em negociação com instituições nacionais como BNDES e Caixa, mais contrapartida municipal, alcançam R$1,6 bilhão em investimentos. Serão beneficiadas as áreas de mobilidade urbana, cultura, turismo, educação, saúde assistência social, além da melhoria da gestão administrativa, tributária e financeira.

“Graças à firme determinação do prefeito ACM Neto de recuperar as finanças públicas municipais e manter as contas equilibradas, desde o início de sua gestão em 2013, a prefeitura hoje pode contratar recursos junto a organismos financeiros nacionais e internacionais”, diz o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

No Banco Mundial estão em negociação para captação R$889,2 milhões, em fase de conclusão de carta consulta, para projeto de ações nas áreas de educação infantil, ensino fundamental, gestão do ensino, atenção básica de saúde, urgências e emergência, saúde especializada e fortalecimento da rede de assistência social do município.

No BID, a proposta em negociação é de R$220,5 milhões para investimentos no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Estão previstas ações como implantação de museus, teatros, centro esportivo, equipamentos culturais sistema de informação ao turista, recuperação de parques e promoção da cidade, destacando seu potencial cultural e náutico.

Outros financiamentos - A última operação de crédito do município foi contratada há 11 anos. O encaminhamento de novas operações foi possível graças ao equilíbrio financeiro da prefeitura. “O primeiro momento foi de pôr ordem na casa, reorganizando os serviços administrativos, equacionando as questões tributárias, financeiras do município, abrindo assim o caminho para ampliar a capacidade de investimento do município, centrado em vertentes principais: a ampliação da capacidade de investir com recursos próprios, a resolução de contratos e convênios pendentes e agora a negociação de novos projetos com agências nacionais e internacionais de crédito” afirma Carreira.

No BNDES serão contratados R$113,6 milhões do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT. O financiamento, também aprovado pela Câmara, será destinado ao projeto de modernização da administração pública, previsto no Planejamento Estratégico de Salvador. Dentre os projetos que serão viabilizados com os recursos estão a modernização do parque tecnológico (redes, sistemas e equipamentos) das secretarias de Gestão, da Fazenda, Procuradoria e Sucom. Na área de mobilidade urbana está em curso a contratação de R$408 milhões junto à Caixa para financiar a implantação de corredor exclusivo de ônibus rápidos (BRT).