Espaço combinará áreas para prática esportiva, meditação e convivência, contando com todos os itens de acessibilidade.

Praça de skate, espaço para meditação, ciclovia e brinquedos acessíveis para crianças com deficiência são alguns destaques das obras de requalificação do novo Parque da Cidade, que ganham velocidade a partir da assinatura da ordem de serviço pelo prefeito ACM Neto, realizada nesta segunda-feira (24), no auditório do Parque Social, no Itaigara. Cerca de R$11 milhões serão investidos no projeto, sendo R$6 milhões da Prefeitura e R$5 milhões da Petrobras, como contrapartida para obras realizadas no município. A estimativa é que a requalificação fique pronta em um prazo de seis meses, a partir do início dos trabalhos pela empresa vencedora da licitação, a AIF.

Entre as mudanças está a implantação de um gradil que vai circundar quase todos os 70 hectares do parque. Haverá um portão de acesso integrando o espaço à comunidade vizinha de Santa Cruz, onde hoje existe um muro. Uma das grandes inovações do projeto é o parque infantil dotado de brinquedos para crianças com deficiência ou dificuldade de locomoção, promovendo o convívio com outras pessoas. A acessibilidade estará presente ainda em rampas e piso tátil. A prática de exercícios está garantida pela instalação de uma estação de ginástica. Haverá também uma área específica para prática de slackline.

A expectativa é que, com a obra, o Parque da Cidade, cujo nome oficial é Joventino Silva, se destaque como a mais importante área verde de lazer e convivência para os soteropolitanos. Para aumentar a segurança, será montada uma base da Guarda Municipal, através da Guarda Ambiental, que vai funcionar em regime de 24 horas. Além disso, haverá uma nova iluminação, toda em LED. O anfiteatro Dorival Caymmi, que já virou referência para realização de shows gratuitos, será ampliado e contará com banheiros, dando mais conforto aos espectadores. O espaço será cercado e ganhará portão de acesso para evitar a superlotação.

“Procuramos fazer um projeto completo que dialogasse com as principais preocupações no esporte, cultura, lazer, tudo com acessibilidade, e esse será um parque em perfeita sintonia com toda a vizinhança. E sabemos que uma área de 72 hectares precisa de proteção. Criamos a Guarda Ambiental para o cuidado com os parques, vamos trabalhar também com videomonitoramento e queremos contar também com a participação e colaboração da Polícia Militar, além da comunidade. Esse será um compromisso de todos. Quero ver aqui a mesma fotografia que vejo em São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira e na Barra, com as pessoas voltando a viver a cidade”, afirmou o prefeito.

Meditação e skate – Os frequentadores do parque também passarão a contar com um espaço para meditação, para onde será reposicionada a estátua do filósofo Confúcio, doada à Bahia pela província chinesa de Shandong. Outra novidade é a área multiuso para realização de feiras e eventos de diversas naturezas. Os praticantes e admiradores do skate terão no novo Parque da Cidade um ponto de grande interesse, com uma área feita dentro dos padrões da Confederação Brasileira e Federação Baiana de Skate, com pistas e bowl para as diferentes modalidades do esporte.