Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), a Prefeitura promoveu uma série de atividades, além de dar suporte a eventos que abordam a temática. A data mobilizou as unidades de ensino da rede municipal, com destaque para as atividades realizadas da Escola Malê Debalê, no Abaeté, e o Congresso Ética, Cidadania e Consciência Negra, na Escola Teodoro Sampaio, no Nordeste de Amaralina. A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) apoiou a 14ª Caminhada da Liberdade e a 35ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares.

Na Escola Municipal Malê Debalê, o Dia da Consciência Negra teve na programação apresentação de dança da banda mirim do bloco afro Malê Debalê, "aulão" de dança afro, oficinas de torço e amarração e de bonecas abayomi. Elas são bonecas de pano, sempre negras, de formas e tamanhos variados e de confecção muito simples - não utiliza cola nem costura, e os retalhos são apenas amarrados. No período da escravidão, nos navios negreiros, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam abayomis para as crianças brincarem. Já no Brasil, como escravos, reuniam-se na senzala e confeccionavam as as bonecas pedindo saúde e prosperidade. O evento contou ainda com exibição de documentários.

Iniciado na quarta-feira (19), o Congresso Ética, Cidadania e Consciência Negra discutiu o tema "Cidadania sem Apartheid". Além das discussões sobre o tema, o congresso contou com mostra de arte, oficina de amarração de torços, leitura de poemas, apresentação de peça de teatro e grupos de dança. E ainda teve um painel sobre maquiagem e estética na visão africana.

Caminhada - A 14ª Caminhada da Liberdade – Reparação Já este ano é dedicada à Memória do ator baiano Mário Gusmão. O evento teve início às 15h. A Semur também é apoiadora da 35ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, que sai às 16h do Campo Grande. Haveria ainda uma Caminha da Consciência Negra em Ilha de Maré, que foi suspensa em virtude do falecimento de uma importante líder religiosa da região.

No Espaço da Barroquinha, a cantora Ana Mametto apresenta as músicas de Dorival Caymmi, que tanto exaltou a força do homem e a cultura baiana.

Já o Centro de Referência de Assistência Social de Engomadeira realiza nesta sexta-feira (21), às 10h, palestra sobre o tema "Consciência negra". A iniciativa integra a grade de programação da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), que, ao longo deste, mês tem promovido uma série de atividades em suas unidades de atendimento em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Mostra Criativa - Na próxima quarta-feira (26), será aberta às 15h, no Teatro Castro Alves, a Mostra Criativa Salvador Arte e Cultura Negra com trabalhos pautados na Lei 10639 relativa ao ensino da história e cultura afro-brasileira.
A mostra é fruto do grupo de trabalho composto pela Semur, Secretaria Municipal da Educação, Fundação Gregório de Matos e os conselhos municipais das Entidades Negras e de Educação para fomentar atividades relacionadas ao cumprimento da lei. O projeto contou com a participação de nove mil estudantes das 11 coordenadorias de ensino da rede municipal.

Os projetos foram selecionados através de edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM), devendo contemplar as seguintes linguagens artísticas: literatura, teatro, artes plásticas e expressão corporal. A apresentação do espetáculo resultante do projeto acontecerá do palco principal do TCA.