Enquanto muitas pessoas precisam dos serviços da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para registros de ocorrências em casos de desastres ocasionados pelas chuvas através do telefone 199, outras utilizam a ferramenta para a prática de trote. A atitude resulta em uma série de problemas tanto para o órgão, quanto para a população. Apenas nos primeiros três meses de 2018, foram registrados aproximadamente 1 mil casos de ligações falsas à Codesal – o que corresponde a 6% de todas as ligações para o órgão.

“O trote é danoso para qualquer tipo de operação de emergência. Realizamos diariamente diversas vistorias, feitas através dos técnicos. Quando há um desencontro de informações, ocasiona uma viagem perdida, prejudicando a pessoas que realmente precisam de atendimento em, muitos casos, urgente”, explica o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo.

De acordo com o ouvidor-geral do Município, Humberto Viana, os casos de trotes costumam aumentar no período chuvoso e causam um grave problema. “A prática do trote ocasiona o congestionamento da fila de chamadas, o que gera o acúmulo do tempo de espera e, consequentemente, prejuízos para a população principalmente em casos de extrema urgência”, conta. A prática é crime previsto no artigo 266 do Código Penal e o infrator pode pegar de seis meses a um ano de detenção ou multa.

Atendimento – Para o atendimento das emergências civis em Salvador, a Codesal conta com colaboradores que trabalham 24 horas para garantir tranquilidade e comodidade à população em casos de urgência. Através do 199, os cidadãos podem comunicar à Prefeitura casos de deslizamento de terra, ameaça de desabamento de imóvel e ameaça de deslizamento de terra. As demandas registradas são enviadas imediatamente à Codesal e/ou ao órgão competente para rápida resposta ao demandante.