0
0
0
s2sdefault

Mãe de quatro crianças, a doméstica Lívia Moreno, de 33 anos, mal acreditava na casa completamente reformada. "Estou desempregada e não ia ter condições de fazer isso aqui. Estou muito feliz e só tenho a agradecer à Prefeitura por essa iniciativa", afirmou. 

Lívia e mais 181 famílias da comunidade de Vila Verde, em Mussurunga, foram contempladas com o Morar Melhor, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A cerimônia de entrega das casas reformadas foi realizada nesta quinta-feira (12), na Rua Raul Seixas, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do titular da Seinfra, Almir Melo, além de gestores municipais, demais autoridades e população. 

“A casa é um ambiente onde a família constrói a própria história e onde as pessoas fortalecem as relações. O povo pobre passa décadas sonhando em melhorar a própria casa e não têm dinheiro para isso. A partir disso foi idealizado o Morar Melhor, programa que vem sendo copiado em outras cidades do país. O depoimento dos moradores é o que mais emociona, ao relatarem que está sendo realizado um sonho”, afirmou ACM Neto. 

É a primeira vez que a localidade é beneficiada com o programa, que tem o objetivo de realizar intervenções em residências que estejam em situações precárias. A intenção é requalificar e recuperar componentes estéticos da habitação, de forma que possibilite mais conforto e segurança aos moradores. 

Irmão de Lívia, o conferente Juracir Moreno revelou a felicidade dos moradores da região com essa intervenção. "Muitos não acreditaram nesta ação. No entanto, 15 dias depois do término do cadastro, o pessoal chegou para iniciar as obras aqui. Foi tudo muito rápido e, com certeza, uma boa iniciativa para todos", completou. 

Mais novidades – Além do Morar Melhor, a região também terá outras ações a serem realizadas pela administração municipal. Uma delas é a quadra de esportes, prevista para ser inaugurada em breve. Serão implantados uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma creche-escola em tempo integral, assim como foi autorizada pelo prefeito a construção de uma praça completa na Vila Verde, a pedido da comunidade. 

Balanço e funcionamento – Até o fim de 2020, 40 mil residências devem ser reformadas pela administração municipal, com ação coordenada pela Seinfra. Só neste ano, as obras da segunda etapa do Morar Melhor foram autorizadas em nove bairros, beneficiando centenas de famílias em Alto de Coutos, Castelo Branco, Ribeira, Sete de Abril, Boa Vista de São Caetano, Cosme de Farias, Fazenda Coutos III, Arenoso e Itinga.

Com limite de até R$5 mil para cada casa, as intervenções promovidas pelo Morar Melhor são escolhidas pelos próprios moradores. São elas: pintura e reboco, novo telhado, implantação de louças sanitárias (pia e vaso) ou esquadrias (portas e janelas). 

Entre os critérios para a escolha das regiões beneficiadas estão locais com maior número de domicílios com alvenaria sem revestimento; que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capta inferior a R$ 85/mês) e que tenham predominância de mulheres chefes de família. Imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), alugados ou de famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos não são contemplados.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...