O Disque Mata Atlântica já distribuiu 3.460 mudas de árvores nativas do bioma para a população soteropolitana desde quando foi criado pela Prefeitura, há quase sete meses. Integrante do programa Salvador Capital da Mata Atlântica, o projeto tem como objetivo estimular os cidadãos a fazerem os próprios plantios, por meio da doação de árvores. Só nos três primeiros meses deste ano, 226 pedidos foram entregues através da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

As solicitações podem ser feitas de três maneiras, sendo uma delas ligar para o telefone (71) 3611-3802. A outra opção é enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (71) 98549-8453. Ou, ainda, contatar o Fala Salvador pelo número 156. É necessário informar nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP.

O interessado pode escolher a opção delivery, ou seja, pedir a entrega (gratuitamente) da muda no endereço cadastrado. Neste caso, a equipe fará a reserva da muda escolhida e uma vez por semana, às quartas-feiras, entregará nos endereços cadastrados. São doadas até duas árvores por logradouro. Quem preferir, pode também indicar se prefere retirar no Parque da Cidade, no Itaigara; no Jardim Botânico de Salvador, em São Marcos; e no Horto Sagrada Família, no Bonfim.

Moradora de Amaralina, a estudante de psicologia Luciana de Oliveira Pinheiro, 37 anos recém-completados na quarta-feira (4), recebeu no dia do aniversário dela duas acácias rosa e, de quebra, um ipê roxo extra de presente. “Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura. Peguei o número do WhatsApp e resolvi fazer o pedido das mudas. Foi rápido, com menos de um mês chegaram na minha casa. É uma ação nobre que a Prefeitura realiza na cidade. Árvore é vida”, disse ela, que já indicou o serviço para um vizinho.

“Estou cumprindo aquele famoso provérbio que diz que, na vida, temos de ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Estou decidindo o lugar onde irei pôr as mudas e o livro está em mente. O filho, ainda não”, acrescentou aos risos.