Para minimizar os efeitos provocados pelo período chuvoso em Salvador, principalmente nas áreas de risco, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) tem realizado ações preventivas de limpeza em encostas da cidade. Dentre as localidades beneficiadas recentemente pela iniciativa estão o Parque São Bartolomeu (Pirajá) e na BR-324, nas imediações do bairro de São Gonçalo, que recebeu limpeza, e a Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), na região da Baixa do Tubo, que recebeu lonamento.

“Durante todo o ano, realizamos um trabalho para minimizar os danos no período de chuva e, agora, intensificamos algumas ações de forma preventiva. No entanto, é importante que a população também abrace essa causa e evite o descarte de resíduos de forma irregular. O lixo jogado na rua pode entupir bueiros e provocar alagamentos. Todos nós precisamos nos comprometer em cuidar da nossa cidade”, afirma o presidente da Limpurb, Kaio Moraes.

Durante a Operação Chuva, a Limpurb disponibiliza equipes e maquinários, a exemplo de caçambas e escavadeiras, que ficam de prontidão para o atendimento de qualquer emergência. Os profissionais são responsáveis, em alguns casos, por abrir caminho para que os órgãos competentes possam atuar em situações como desabamento, além de limpar e organizar o local após todos os serviços finalizados.

Ações preventivas de capinação, limpeza e colocação de lona em encostas são realizadas de acordo com as solicitações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Além disso, são feitas limpeza e retirada de terra e lixo de canaletas e roçagem em canais, além da intensificação da varrição em áreas com grande concentração de árvores e na orla que, por conta dos ventos, acumula uma maior quantidade de areia na calçada.

Além de limpeza de encostas, a Limpurb tem promovido a limpeza de canaletas na Avenida ACM e de canal no Retiro. O órgão realizou ainda recolocação de lona que foi danificada em encosta no Garcia e colocação de lona nas ruas Calabetão (São Gonçalo do Retiro), B (Bela Vista do Lobato), Ezequiel (Pernambués), do Tererê (Engenho Velho da Federação), Doutor Othon Rhem (Matatu de Brotas), Rua Paraguai (Santa Mônica) e Caminho 8 (Castelo Branco).