Intermediar mão de obra e facilitar a recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho. Tudo isso, gratuitamente. Essa é a missão que há 13 anos norteia o funcionamento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), que é um dos principais aliados para quem busca um novo horizonte em Salvador. O serviço, que existe desde 28 de março de 2005, é gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

No primeiro trimestre de 2018, aproximadamente 7,8 mil pessoas foram encaminhadas para processos seletivos de vagas de emprego. Entre as áreas com maior demanda estão as de padaria e confeitaria, hotelaria e call center. Este último foi o que mais recrutou para primeiro emprego, pois, ao contrário da maioria dos empregadores, não exige experiência comprovada. O perfil mais solicitado para os candidatos é de jovens entre de 25 a 45 anos, com predominância feminina.

Para o titular da Semtel, Geraldo Júnior, a qualificação e atualização contribuem para a melhora da carreira das pessoas que procuram o serviço. “Temos a satisfação de ver que podemos mudar vidas, que oferecemos meios para que essas pessoas transformem o rumo profissional ou até mudem de área. É importante que o cidadão se qualifique, busque se atualizar, agregar conhecimento ou conhecer novas áreas, e o SIMM oferece isso", ressalta Geraldo Júnior.

Os interessados em uma vaga de emprego devem ir a um dos postos do SIMM, levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS. No SIMM, o trabalhador conta com uma equipe capacitada para atendê-lo. Ao chegar, recebe uma senha, distribuída com horário específico para cada posto de atendimento - que pode ser na sede ou em uma das Prefeituras-Bairro.

No primeiro atendimento, o trabalhador tem o currículo elaborado ou incrementado e é orientado a acompanhar periodicamente, pela mídia e redes sociais, as vagas disponibilizadas, retornando quando seu perfil profissional atender aos requisitos da vaga. Existindo vaga, o trabalhador é encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente pelo Setor de Atendimento ou após avaliação do Serviço de Psicologia.

Além de intermediação de mão de obra, o SIMM, em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego, realiza o encaminhamento da habilitação para recebimento do Seguro-Desemprego. Entre os outros serviços oferecidos estão a emissão de carta de emprego, formalização e declaração anual do Simples Nacional do Micro Empreendedor Individual (MEI), Baixa do CNPJ, Emissão do DAS e Carteira de trabalho. Cursos, oficinas e palestras de qualificação são realizados periodicamente em parceria com instituições que atuam na área de qualificação profissional.

As empresas interessadas em disponibilizar vagas através do SIMM devem entrar em contato com a Unidade Central, que fica no Comércio, para formalizar a parceria. Através de formulário específico, pode disponibilizar as vagas a serem preenchidas, descrevendo todo o perfil desejado. Serviços de recrutamento, seleção e orientação são disponibilizados aos empresários que oferecem as vagas. Uma equipe de psicólogos especializados realiza uma pré-seleção de acordo com os pré-requisitos fornecidos pela empresa.

Postos de atendimento do SIMM

SIMM
Rua Miguel Calmon, nº 506, Edifício Ouro Preto, Comércio
Ponto de referência: ao lado da praça da Mãozinha.
Telefone: 3202-2016
Distribuição de senhas: 6h30