Cerca de 50 praças passam, diariamente, por vistorias visuais para viabilizar ações da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), o que mantém a conservação de equipamentos das academias de saúde e musculação. E quando é verificada qualquer necessidade de substituição, o equipamento danificado é trocado num prazo de até 24 horas. Nos espaços da orla, além da inspeção, as estruturas recebem uma aplicação de resina, que ajuda no combate à ação do salitre.

A Desal adquiriu o know-how para fabricar as peças das academias de saúde instaladas em espaços públicos da cidade, o que já acontece com as peças das academias de musculação. Essa medida, além de impactar na redução de custos com os equipamentos, também facilita a conservação, já que as estruturas estão sempre à disposição do órgão. A estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 25 mil por mês na troca dessas estruturas, seja por desgaste, vandalismo ou roubo.

Para o aperfeiçoamento desses espaços, a Desal pretende instalar pisos emborrachados nessas academias. O benefício chegará primeiro às praças Lord Cochrane, na Federação, e Nossa Senhora Assunção, na Pituba, que devem receber a novidade nos próximos dias. A ideia é fazer com que esses espaços de lazer tenham a capacidade de reunir todos os públicos, desde crianças, que contam com os parques e espaços infantis, até adeptos de atividades físicas.

Cobertura total – Graças aos investimentos realizados, 100% dos bairros de Salvador receberam equipamentos de saúde ou lazer nos últimos quatro anos. São, ao todo, 180 praças requalificadas. “Estamos construindo verdadeiros playgrounds para a cidade, que antes só havia em condomínios de luxo. É uma prerrogativa da gestão que seja colocado o mesmo material em todas as praças, tanto as localizadas em bairros de classe média ou em bairros periféricos”, afirma o presidente da Desal, Marcílio Bastos Bastos.

As academias de saúde ao ar livre tem foco principal na terceira idade, mas podem ser usadas por qualquer pessoa. É preciso seguir, sempre que possível, as instruções dos exercícios e os cuidados antes do início das atividades, expostos em placas nos locais onde estão instalados os equipamentos. Essas dicas ajudam as pessoas a entenderem como fazer a atividade de maneira correta, sem riscos para o corpo, diminuindo a possibilidade de danos físicos.