Em função da proximidade com o Dia de Finados (02), a Prefeitura de Salvador realizou ações de reparo em seis dos dez cemitérios de responsabilidade municipal, localizados em Itapuã, Periperi, Paripe, Brotas, Plataforma e Pirajá.

Os cemitérios municipais localizados nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Ponta de Nossa Senhora dos Frades (Paramana) também passarão por reparos nos próximos dias. Os serviços de manutenção tiveram início no último dia 21.

A ação teve inicio no Cemitério Municipal de Brotas, com serviços de capinação, gancheamento, roçagem e pintura. De acordo com o encarregado do cemitério, Sideval Gonzaga, o serviço é essencial devido ao fluxo intenso de visitas. “A expectativa para o dia 2 é que tenhamos muito movimento pela manhã. Este serviço é essencial já que, nesta época do ano, o tempo favorece o crescimento de mato”, completou.

De acordo com a titular da Coordenadoria de Serviços Diversos, Janete Garcia, desde o inicio do ano os cemitérios vem recebendo reformas em suas unidades. “O cemitério de Itapuã, por exemplo, foi totalmente reformado contando com novos sanitários e corpo administrativo, além da adição de 48 gavetas e ampliação do velório”, enfatizou.

Desde agosto, outras obras estão em andamento nas unidades de Plataforma, Periperi e Paripe, com a reforma da administração, construção de banheiros públicos adaptados para deficientes físicos e de rampas de acesso. Na unidade de Brotas, a intervenção será na reforma da capela. A secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluff, afirmou que estes serviços pretendem humanizar o atendimento à população, além de resgatar dignidade e cidadania.