Durante a semana em que ocorre a maior festividade religiosa da Bahia em Salvador – a Lavagem do Bonfim – os moradores da Cidade Baixa comemoram uma série de ações promovidas pela Prefeitura para este mês de janeiro na região. Duas delas já são realidade desde a noite desta segunda-feira (8), ambas na Ribeira: o início das obras do Morar Melhor na comunidade da Mangueira e a entrega da Praça dos Dendezeiros completamente requalificada. Além disso, requalificações urbanísticas e asfáltica, assim como nova iluminação e mercado, serão realizadas no local.

O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, secretários, demais autoridades, lideranças e população, durante a inauguração da Praça dos Dendezeiros. “A requalificação dessa praça demonstra a transformação de Salvador nos últimos cinco anos. Ficamos felizes em ver esse local ter uma vida nova na semana em que é comemorada a Lavagem do Bonfim. Então, tem mais esse sentido simbólico pra Cidade Baixa, dentro de um conjunto de boas notícias que estão sendo trazidas esta semana para a região”, afirmou o prefeito.

Dentre as melhorias estão a instalação de nova iluminação em LED na Rua do Fiscal, na Mangueira, e na Avenida Fernandes da Cunha, nos Mares, com ordens de serviço já assinadas na ocasião. Ambas as ações foram as mais votadas pelos cidadãos das localidades, por meio do programa Ouvindo Nosso Bairro, e serão executadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Diretoria de Iluminação Pública.

Nesta quarta-feira (10), será lançado o edital de licitação para obras de requalificação da Colina Sagrada, além da assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para garantia dos recursos das obras do projeto “Corredor da Fé”. Com investimento de R$30 milhões dentre recursos federais e municipais, a intenção da Prefeitura, por meio do projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), é transformar o trecho entre o Memorial Irmã Dulce, no Largo de Roma, até a Colina Sagrada, no Bonfim, em um espaço de peregrinação e turismo religioso.

Também já foi publicada a licitação para obras de requalificação da Ponta de Humaitá, no Monte Serrat, que terá recuperação urbanística, paisagística e de itens de lazer. Até o fim deste mês de janeiro, deverá ser lançada a licitação para construção do Mercado do Jardim Cruzeiro, também outra reivindicação antiga dos moradores e que pretende ordenar o comércio de rua realizado no bairro. Foi autorizada ainda, à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a elaboração de orçamento para requalificação asfáltica da Avenida Fernandes da Cunha, para que tenha a mesma qualidade de outra via importante da região e que já está em obras: a Rua Barão de Cotegipe, na Calçada.

Dendezeiros – A requalificação da Praça dos Dendezeiros atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que viram o local sofrer com o abandono, a violência e a ocupação por usuários de drogas ao longo dos anos. Após profunda requalificação coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), o espaço agora já está apto para receber visitações, encontros, bate-papos e atividades recreativas.

Foram investidos R$ 489 mil nos 7,4 mil m² de área de lazer e convivência. A praça ganhou duas quadras poliesportivas, academias de saúde e ginástica, parque e espaço infantil, além de espaço multiuso com anfiteatro para apresentações de capoeira e outras atividades culturais.

O equipamento foi o primeiro espaço público de Salvador a receber o Espaço Game com mesas para futebol de botão e pingue-pongue. Lá, também foram implantados pista de cooper, rampas de acessibilidade e paisagismo - as árvores nativas foram mantidas e houve substituição de dendezeiros mortos por outros vegetais da mesma espécie, preservando a tradição do local. O local conta ainda com recuo para que ônibus estacionem com turistas e fiéis, sendo suporte ao corredor religioso rumo à Colina Sagrada.

Morar Melhor – Antes da inauguração da Praça dos Dendezeiros, foi assinada a ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 180 casas em situação precária na comunidade da Mangueira, dentro do programa Morar Melhor. A primeira beneficiada foi a dona de casa Maria de Fátima Bastos, moradora há mais de 30 anos da localidade. Ela, que reside com o marido, três filhos e um neto, mal acreditava ao ver a residência com nova pintura e reboco. “Achei que ia entrar mais um ano sem ver a minha casa reformada. Agora tô muito feliz, é uma ação muito importante pra gente”, afirmou.

Esta é a segunda vez que o programa, coordenado pela Seinfra, é realizado na localidade. Na primeira etapa, foram reformadas 121 casas. Cada unidade habitacional é beneficiada com melhorias escolhidas pelo próprio morador, podendo ser efetuados serviços na estrutura do telhado, pintura, reboco, troca de esquadrias ou instalação de louças sanitárias. O valor destinado para execução total dos serviços escolhidos em cada residência é de até R$5 mil.