A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), deu início hoje (23) à Operação Anúbis, que vai fiscalizar funerárias, floriculturas e cemitérios no período que antecede o Dia de Finados (2 de novembro). A operação que leva o nome do guardião dos túmulos e juiz dos mortos na mitologia egípcia.

De acordo com o coordenador do órgão, Tiago Martins, durante a ação serão fiscalizadas a afixação dos preços nos produtos oferecidos aos consumidores, a obrigatoriedade da manutenção do exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos, a proibição da exposição de urnas mortuárias e adereços para velórios na frente das lojas, bem como o uso de vitrines e/ou portas transparentes em funerárias.