Centenas de salva-vidas ligados à Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), participaram, na manhã desta quinta-feira (28), da Travessia Itapuã-Jaguaribe, que teve largada às 7h30 na Rua K, em Itapuã, com chegada na Praia de Jaguaribe. O evento, que acontece desde 1984 e está na 30ª edição, serviu também para a comemoração do Dia Internacional dos Salva-Vidas, celebrado no dia 28 de dezembro.

No início do evento, as pessoas presentes no evento prestaram homenagens, sob muitos aplausos, a Genivaldo Sacramento Almeida, salva-vidas que prestava serviços à Salvamar há 34 anos, que faleceu no dia 22 de dezembro, após acidente de carro, em Ipitanga, Lauro de Freitas, localizada na Região Metropolitana de Salvador. “Nós estamos muito abalados porque há uma semana perdemos o nosso querido colega no acidente”, lamentou o coordenador da Salvamar, João Luis.

Logo em seguida, os participantes da travessia participaram de uma confraternização, que contou com um café da manhã e uma roda de capoeira. Marcos Gurgel, 52, que já foi salva-vidas pela Salvamar por quatro anos, aproveitou a travessa para retomar a afinidade com o mar e o contato com os antigos colegas. “Estive nesse evento para comemorar essa data importante e voltar a ter contato com o mar. Além disso, aproveitei para rever os amigos que fiz”, lembrou.

O titular da Semop, Marcos Vinícius Passos, que estava prestigiando o evento, afirmou que o incentivo a eventos como exalta a atuação dos salva-vidas, trabalho fundamental numa cidade como Salvador. “Quanto mais incentivarmos a atividade física, melhor será a atuação dos salva-vidas. Essa prática já ajuda no trabalho diário que eles fazem, que é muito importante. É uma iniciativa muito boa”, disse.

O Dia do Salva-Vidas é comemorado anualmente no dia 28 de dezembro. Supostamente, a comemoração coincide com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão e vivem no mar. Com mais de 30 anos de existência, a Salvamar presta um serviço essencial para a cidade de Salvador, que conta com expressiva extensão de orla marítima. São 200 salva-vidas que atuam em 35 postos espalhados pela cidade, em 35 postos espalhados nos 28 quilômetros que vão da Praia do Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga.