Elas vivem em diferentes bairros, possuem faixas etárias e profissões diversas, mas todas buscam o mesmo objetivo: a autodefesa contra situações de violência, tão comuns ao sexo feminino. Cerca de 100 mulheres receberam, esta semana, a certificação de conclusão do curso “Prevenção à Violência no Cotidiano da Mulher”, promovido através de parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O inspetor-geral da GCM, Alysson Carvalho, informou que o curso não pretende estimular à violência, mas sim apresentar ferramentas de defesa para situações de agressão física. “Existem diversos tipos de violência contra a mulher e, muitas vezes, os casos acontecem quando não há presença do município ou do estado. Com o curso, as mulheres aprenderam a se desvencilhar e procurar uma ajuda adequada”, assegurou.

As atividades foram realizadas de agosto a dezembro deste ano, no Centro de Referência e Atenção à Mulher Loreta Valadares, nos Barris. Com duração de 16 horas, o curso foi dividido entre a apresentação da Guarda Municipal, primeiros socorros e aula de defesa pessoal com as técnicas de Krav Maga e Kodokan goshin-jutsu, ministradas pelos instrutores da Guarda, Zenilton Barbosa e Sidclei Santos.

O curso já está no segundo ano de atividades e a iniciativa também visa promover o empoderamento das mulheres, contribuir para a redução da violência no dia a dia, aumentar a auto-estima e estabelecer um convívio social saudável. Além do inspetor geral e dos instrutores das técnicas de defesa pessoal, participou do encontro a diretora de Política para Mulheres, Cristina Argiles. As mulheres presentes também puderam depor sobre às práticas e aprendizados, e compartilharam as impressões sobre como a capacitação contribui para a prevenção à violência contra o público feminino.