Menos de 24 horas depois de a Prefeitura entregar o Complexo Viário do Jardim dos Namorados, uma nova ação do município será determinante para a melhoria da mobilidade na cidade. Na manhã desta quinta-feira (12), o Terminal do Acesso Norte começou a funcionar como estação de transbordo, nos mesmos moldes da Lapa ou de Pirajá. Assim, o local servirá como ponto de baldeação para veículos oriundos de 32 bairros, num esforço que remodelará 77 linhas.

Hoje, feriado nacional, o terminal passou a receber 15 linhas de diversos bairros (antes, eram seis). No próximo dia 21, outras 15 linhas também terão se integrarão à rotina da estação. “O primeiro dia da mudança foi muito positivo e os passageiros disseram que o tempo de viagem reduziu praticamente à metade”, disse o secretario municipal de Mobilidade, Fábio Mota. No total, de acordo com o secretario, serão implantadas gradualmente quatro fases até a conclusão das mudanças. O prazo previsto para que todas as linhas alteradas tenham como destino a estação Acesso Norte é fevereiro do ano que vem.

Alterações - As principais comunidades beneficiadas com a medida serão Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte.

As linhas distribuidoras para esta fase serão Acesso Norte-Barroquinha (com frota de dez veículos e intervalo de cinco minutos) e Acesso Norte-São Joaquim/Comércio (com frota de seis veículos e intervalo de 15 minutos). Essas linhas darão cobertura aos destinos Sete Portas, Barroquinha, San Martin, Calçada, São Joaquim e Comércio. Bairros como Conjunto Marback, Vale do Matatu, Sussuarana e Nova Sussuarana, Mata Escura, Jardim Santo Inácio e Tancredo Neves levarão passageiros até a estação Acesso Norte.

"Escolhemos começar as mudanças pelo Acesso Norte porque o terminal permitiu a criação de novas linhas,  garantindo um aumento da oferta de viagens para a população. Para que isso ocorresse, foi necessário promover o aumento do número de coletivos que utilizam o terminal. Salvador tem um problema crônico relacionado à superlotação e à distância percorrida pelos ônibus, que estamos resolvendo gradativamente, com o redesenho das linhas. Para isso, realizamos análises, desenvolvemos projetos, nos reunimos com a população, tudo para garantir uma melhor oferta de coletivos aliada à consequente redução do tempo de deslocamento", explica o titular da Semob, Fábio Mota.​