O projeto "Caminhos da Leitura", realizado pela Fundação Gregório de Mattos, segue até novembro percorrendo escolas da Liberdade e Cajazeiras. Nesta quarta-feira (11), as atividades do projeto foram iniciadas na Escola Municipal Simões Filho, na Ribeira, beneficiando 53 crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos, que participaram de uma contação de histórias. As ações do projeto envolvem, ainda, exposições, encontros de escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de contos cantados. As ações ocorrem inicialmente em colégios, bibliotecas e praças destes três bairros. Dessa forma, a iniciativa visa agregar valores educativos e culturais, fortalecendo, assim, a busca pelo saber desde cedo na vida das crianças.

Um dos eventos do Caminhos da Leitura é a reabertura da Biblioteca Municipal Reitor Edgar Santos, na Ribeira, que ocorre até o fim deste mês. "O projeto busca conduzir cada vez mais crianças e adolescentes ao hábito de ler. Entretanto, não se trata apenas da leitura tradicional, mecânica, mas da busca por um processo especial, que envolve pensamento crítico a respeito do conteúdo de livros, reportagens, contos, crônicas e elementos de dramaturgia. É muito importante despertar este gosto pela leitura nestes jovens. O universo literário aguça a curiosidade, aumenta o poder de concentração e estimula a discussão das histórias em sala de aula, fazendo com que cada aluno leve aos colegas sua visão particular de cada tema", detalha a gerente de Biblioteca, Livro e Leitura da FGM, Jane Palma.

Praças - As atividades em praças públicas acontecem no final de cada mês. Na Ribeira, as ações serão realizadas no final de linha do bairro. Em Cajazeiras, a escolhida foi a praça do final de linha da Fazenda Grande II, e o Plano Inclinado Gonçalves foi o escolhido para receber o projeto na Liberdade.

Confira o cronograma completo de atividades do Caminhos da Leitura:

Ribeira

11 e 18/10
9h - Contação de História na Escola Municipal Simões Filho
Ribeira.
Tema - O Universo da Literatura Infantil.

17 e 19/10
14hs - Contação de História na Escola Municipal Simões Filho
Ribeira.
Tema - O Universo da Literatura Infantil.

24/10
9h - Oficina de bonecos com base na contação de história - produção em papel e espuma
Biblioteca Municipal Reitor Edgar Santos

26/10
14h - Oficina de bonecos com base na contação de história - produção em papel e espuma
Biblioteca Municipal Reitor Edgar Santos

31/10
Praça Púbica

Cajazeiras

18/10
14h - Encontro de escritores (avaliadores do Selo Ano II - Membros da Academia de Letras da Bahia) com a comunidade jovem de Cajazeiras.
Local Biblioteca Ítalo.
Tema - Literatura e Redação. Momento ENEM.

23 - 27/10
Exposição no pátio interno da Escola Municipal Irmã Dulce
Tema - A História das Letras (universo da literatura infantil)

25/10