Com 36 equipes atuando de domingo a domingo nos 163 bairros da capital baiana, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) aplica uma média de 240 toneladas de asfalto diariamente nas ruas de Salvador. As ações, em sua maioria corretivas, são realizadas para conter imperfeições apresentadas nas vias por conta da incidência das chuvas, e também para reparar resultados de intervenções realizadas nas ruas e avenidas da cidade.

Atualmente, a secretaria mantém atividades de grande porte nos dois sentidos da Avenida Paralela, sendo que a parte mais crítica se estende da altura da loja Ferreira Costa até o bairro de São Cristóvão. Outras ações são realizadas em Brotas, Itapuã e Liberdade. Há também, em toda a capital, ações pontuais, resultantes de solicitações da população. Os trabalhos foram intensificados desde o mês de julho, por determinação do prefeito ACM Neto, devido ao aumento das precipitações na capital.

O trabalho em grande escala é realizado durante o dia, pois, de acordo com a secretaria, coincide com o período de maior estiagem, e o asfalto definitivo pode ser aplicado sem risco de estragar devido ao mau tempo. Em casos onde há excesso de chuva, a Seman opta pelo processo “a frio”, que consiste na aplicação de uma camada reparadora nas crateras formadas ao longo das ruas e avenidas, de modo a permitir o tráfego em determinados pontos.

A Operação Tapa-Buraco é uma ação contínua da Prefeitura, mas o cidadão também pode colaborar com o município entrando em contato com a Seman e solicitando ações para seu bairro, por meio do site Faça Salvador ou pelo telefone 156, além das dez Prefeituras-Bairro espalhadas pela cidade. Do início do ano até a última sexta-feira (25), o sistema do Fala Salvador registrou 1.471 solicitações da população referentes à execução do serviço.

Ações - Os trabalhos de recuperação da malha asfáltica já foram realizados nas principais avenidas da capital, como Bonocô, Octávio Mangabeira, Vasco da Gama, Aliomar Baleeiro, General Graça Lessa, Suburbana, dentre outras. Em relação aos bairros atendidos pala ação constam, dentre outros: Água de Meninos, Águas Claras, Alto do Cabrito, Alto do Peru, Amaralina, Arenoso, Bairro da Paz, Barbalho, Barra, Barra Avenida, Barris, Barroquinha, Boca do Rio, Bom Juá, Bonfim, Brotas, Cabula, Caixa d'Água, Cajazeiras, entre outros.