O bairro de Canabrava será contemplado, em breve, com um dos mais bem equipados espaços de lazer destinados ao público jovem. A Praça da Juventude, que está sendo construída em uma área de 7 mil metros quadrados na Rua Artêmio Castro Valente, já está em fase final das obras e deverá ser entregue a população ainda no segundo semestre deste ano. As intervenções estão a cargo da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel).

Quem passa pelo local já pode observar que alguns elementos que vão compor o espaço foram concluídos. Um deles é o anfiteatro, que possui capacidade para atender 100 pessoas e vai estimular a prática de apresentações culturais no bairro. Além disso, a estrutura contará com ginásio poliesportivo, campo de futebol, pista de skate e ainda uma pista para realização de caminhada. Todos esses itens passam apenas por ajustes no acabamento. Também estão sendo estudados novos itens para serem acrescentados ao projeto.

O plano de gestão da Praça da Juventude também prevê a realização de atividades de iniciação esportiva para membros da comunidade nas modalidades de futsal, basquete, handebol e vôlei. As atividades serão executadas pela própria Semtel em articulação com associações comunitárias e ligas desportivas locais. Estão previstas, ainda, atividades culturais e educativas que serão executadas através da Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), trabalhando temáticas como violência contra a mulher e empoderamento feminino.

O projeto elaborado para o espaço buscou harmonizar saúde e bem-estar, para proporcionar mais qualidade de vida à população do local. De acordo com o secretário da Semtel, Geraldo Júnior, o equipamento vai possibilitar ações de transformação social. “Essa será a primeira Praça da Juventude de Salvador, construída totalmente com recursos municipais. Nesse espaço teremos estrutura necessária para a comunidade realizar eventos, receber aulas e praticar atividades esportivas”, complementa.