As obras para melhoria da mobilidade no Jardim dos Namorados avançam a cada dia. Esta semana, as equipes atuam na reconstrução dos passeios e retirada do asfalto antigo da via. Até o final da próxima semana, os dois retornos da região serão asfaltados. Essa é apenas uma das quatro grandes mudanças viárias promovidas pela Prefeitura, que fazem parte do Salvador Investe, terceiro eixo do programa Salvador 360.

As outras três intervenções estão previstas para ocorrer no Imbuí, São Cristóvão e Stiep. Juntas, as quatro obras de mobilidade contam com investimento total de pouco mais de R$3 milhões, com recursos próprios. No Jardim dos Namorados, as intervenções têm como objetivo minimizar os congestionamentos devido ao fluxo intenso de veículos oriundos das avenidas Octávio Mangabeira e Magalhães Neto, sentido Pituba.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A execução está a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrízzio Muller, o início da obra ocorreu em momento oportuno por conta das férias escolares. Ele ressalta que a obra será em etapa única e não tem trazido impactos extras ao trânsito no local. “Tudo está seguindo o cronograma planejado. O serviço deverá ser concluído em até outubro”, pontua Muller.

Mudanças – Com investimento de R$2 milhões, as mudanças viárias no Jardim dos Namorados visam melhorar a mobilidade de um dos principais pontos críticos de tráfego na cidade hoje, com acesso ao bairro da Pituba. Atualmente, os motoristas contam com sete faixas no total – quatro da Octávio Mangabeira e três da Magalhães Neto – que convergem para apenas três faixas na Rua Fernando de Menezes Góes, em frente ao Colégio Integral. Com isso, o acesso para a Avenida Manoel Dias e Pituba Ville fica carregado e causa impacto nas demais vias, principalmente nos horários de pico.

As obras englobam a construção de mais quatro faixas na Avenida Octávio Mangabeira, no trecho entre o Caranguejo de Sergipe e a entrada da Avenida Manoel Dias da Silva. Com isso, os motoristas que trafegam pela Octávio Mangabeira poderão seguir direto para a Manoel Dias, sem precisar passar pela Fernando de Menezes Góes. O acesso para a Magalhães Neto será mantido.

Quem deseja voltar para a Octávio Mangabeira sentido Itapuã deve seguir pela Fernando de Menezes Góes para acessar o novo retorno, a ser deslocado para a entrada da Manoel Dias, próximo ao posto de gasolina. Este novo retorno servirá também para os veículos oriundos da Magalhães Neto. As intervenções na região do Jardim dos Namorados englobam implantação de novos semáforos, sinalização, iluminação e pavimentação, dentre outros itens.

Outros locais – Também dentro do Salvador 360 Investe, outras três intervenções viárias são realizadas nos bairros do Imbuí, Stiep e São Cristóvão. No Imbuí, será implantado um novo acesso na saída da Rua Jayme Sapolnik, que aproveitará o semáforo de pedestres existente em frente ao canteiro central do Imbuí. Com isso, os motoristas que saem do Marback terão acesso direto à Avenida Jorge Amado, sem precisar passar pela Rua das Araras, o que vai resultar em maior fluidez do tráfego no local. O investimento para esta intervenção será de R$150 mil, com obras a serem iniciadas ainda este mês. As melhorias englobam implantação de semáforo, sinalização e obra civil.

No Stiep, a intervenção envolve dois cortes de canteiro central, sendo que um permite a saída da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante para acesso direto à Rua Manoel Ribeiro, e outro possibilita o retorno da Rua do Curralinho para a Manoel Ribeiro, sentido Centro de Convenções. Com isso, dois retornos existentes atualmente no canteiro central serão fechados. As melhorias contam também com pavimentação de vias e implantação de aproximadamente quatro semáforos e retificação de geometria viária.

Com as mudanças na estrutura da via e a implantação de novo sistema semafórico, elimina-se o gargalo existente na Rua Rodolpho Coelho Cavalcante. Os carros que saem desta região, ainda no sentido orla, podem seguir o trajeto de forma mais rápida, evitando contornos mais desgastantes. O investimento é de R$250 mil.

Já em São Cristóvão, os congestionamentos frequentes nas imediações do Salvador Norte Shopping deverão ser resolvidos com a adoção de sentido único da Avenida Aliomar Baleeiro, a partir da Rua 3 de Maio, sentido shopping. O tráfego oposto deverá ser feito por meio da Rua Lauro de Freitas, prosseguindo pela Rua 3 de Maio até retomar para a Avenida Aliomar Baleeiro, sentido Cajazeiras. As obras de recuperação asfáltica já foram iniciadas e também estão previstas a aplicação de sinalização e implantação de semáforo, com investimento total de R$640 mil.