No primeiro quadrimestre deste ano, 26.664 procedimentos odontológicos foram realizados nos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) administrados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com capacidade para atender até 7,6 mil pessoas por mês, os CEOs executam etapas complementares das ações de saúde bucal, prestando atendimentos de média complexidade. Dentre os serviços estão periodontia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, pacientes com necessidades especiais, pequenas cirurgias, diagnóstico do câncer de boca e biópsia.

"Os CEOs têm uma função complementar ao atendimento realizado pelas unidades básicas, onde são ofertados serviços essenciais como limpeza, extração simples, escovação monitorada, dentre outros. Durante a primeira avaliação, quando é identificada a necessidade de uma ação de maior complexidade, o paciente é encaminhado para uma das seis unidades, localizadas no Cabula VI, Cajazeiras V, Periperi, Mussurunga I, Federação e Carlos Gomes, onde o tratamento terá prosseguimento", explica a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Ticiane Mendonça.

Horário estendido – Da necessidade de adaptar o atendimento às pessoas que não têm condições de acessar o serviço nos horários convencionais é que nasceu o Centro Municipal de Odontologia da Liberdade (Cemol), localizado na Rua Lima e Silva. Inaugurada em junho deste ano, a unidade tem capacidade de atender até 1.500 pacientes por mês, oferecendo à população os principais serviços relacionados à saúde bucal em horários estendidos. O funcionamento do Cemol ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Além disso, o município dispõe de 290 consultórios odontológicos dispostos em Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e órgãos conveniados, com atendimento das 8h às 17h. No caso das UPAs, os horários de funcionamento para urgência e emergência seguem a rotina de cada centro de saúde.