A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) está em estado de alerta em razão dos fortes ventos que atingem a capital baiana nesta segunda-feira (03), diante do risco de queda de galhos ou de árvores inteiras. Esse risco, de acordo com a Seman, seria em função da combinação dos ventos, que chegam a 30km/h, junto ao solo encharcado por conta das chuvas que atingem a cidade. Somente durante o dia, quatro árvores aparentemente sadias caíram em consequência dos ventos nas regiões de Pau da Lima, Barra, Arraial do Retiro e São Rafael.

Por esse motivo, a Seman reforçou o plantão noturno e diurno para o acompanhamento dos vegetais da cidade. "A velocidade acima do normal nos preocupa e, por isso, estamos em estado de alerta. É importante observar que as ações preventivas realizadas pela Prefeitura em cerca de 5 mil vegetais por mês garantem a redução de incidentes, mas seguimos acompanhando o comportamento dos vegetais, inclusive porque muitos estão em terreno privado", alerta o titular da Seman, Marcílio Bastos.

Previsão do tempo - A frente fria que passa próximo ao litoral da Bahia está se deslocando lentamente em direção ao Oceano Atlântico e deverá favorecer o aumento de nebulosidade e, consequentemente, chuvas no município. Essas chuvas deverão ser de intensidade fraca a moderada, acompanhada por rajadas de ventos a qualquer hora do dia. Há possibilidade de ocorrência de chuvas nas próximas 72 horas em Salvador, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec).