0
0
0
s2sdefault

Os salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) participaram nesta sexta-feira (05) de um treinamento especial em piscina focado em recuperação e busca.

Os salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) participaram nesta sexta-feira (05) de um treinamento especial em piscina focado em recuperação e busca. Esse tipo de atividade ocorre na busca por objetos ou corpos, quando não há mais chance de salvamento. A reciclagem dos salva-vidas foi realizada na sede da Salvamar, localizada na orla de Patamares.

Durante o curso, que teve início na segunda-feira (01), os mergulhadores tiveram prática também no turno noturno, de forma avançada, com procedimentos e técnicas diferentes. Segundo Leandro Bahia, chefe do setor de Mergulhadores de Resgate, a ação noturna foi feita com uso de lanterna e sinalizador, treinando abordagem em baixa visibilidade, praticando apalpação para identificação de objetos. “Este teste nos faz utilizar mais do tato e audição. Nós fazemos teste de resposta para o caso de ocorrências reais, preparando os salva-vidas mergulhadores de resgate para quando a ação ocorrer de verdade”.

Ainda de acordo com a Bahia, a cada semana uma nova turma é criada com os mergulhadores, e o nível do treinamento varia de acordo com os participantes. Durante a manhã de sexta, o treino foi feito com uso de equipamento compartilhado em situações adversas, além de resgate de mergulhador na superfície. Toda a ação visa preparar os salva-vidas para a alta estação, onde há aumento das ocorrências. 

“Usamos esse período de baixa estação para treinar salvamento aquático, mergulho, física até para termos condições físicas de atuar nas praias”. O chefe dos mergulhadores afirmou que no verão há aumento do efetivo em praias mais perigosas e, no caso da equipe de resgate, eles ficam em stand by no aguarda das solicitações de emergência.

Para o salva-vidas Igor Guimarães, que participou do treinamento, é importante a capacitação para que ele e os colegas estejam aptos para utilizar o equipamento na busca de objetos e cadáveres. “É importante participar. A capacitação para o currículo agrega conhecimento individual, mas também para o grupamento, dando excelência ao grupo. A reciclagem é fundamental para a atividade que execremos, de alto risco”, completou.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...