Com o objetivo de enquadrar os infratores na Lei Municipal nº 8645, que institui sanções administrativas para os atos de vandalismo, a Guarda Municipal de Salvador apresentou algumas ações integradas que visam, através do monitoramento eletrônico e presencial, identificar, inibir e responsabilizar os vândalos pela destruição dos bens públicos.

A lei prevê processo administrativo instaurado pela Secretaria da Ordem Pública (Semop) a pessoas físicas ou jurídicas que cometem atos de vandalismo. “Aqueles que forem flagrados furtando ou utilizando materiais de uso público, a exemplo dos fios de iluminação, bocas-de-lobo, hidrômetros, responderão de acordo com a lei”, pontuou o chefe da Guarda, Peterson Portinho.

A corporação utilizará recursos de monitoramento eletrônico 24 horas, inicialmente em algumas praças, além de intensificar o patrulhamento motorizado, através de motos e carros, e desenvolver ações com a presença do Grupamento de Operações com Cães (GOC). O planejamento da Guarda prevê ainda a elaboração de um planejamento de segurança para eventos realizados nos espaços públicos municipais.

Segundo o supervisor de Operações, Ubirajara Azevedo, as ações dos vândalos ocorrem principalmente nos finais de semana, no período da madrugada. “As depredações são praticadas basicamente por jovens e estão relacionadas à falta de educação e civilidade das pessoas. Já os furtos são praticados por dependente químicos, que, no intuito de conseguir comprar entorpecentes, não medem esforços para furtar material público”, afirmou. Ele lembrou que é sempre importante que a população faça denúncias através do telefone 156.