Será colocado em operação a partir desta sexta-feira (22) um esquema especial para oferecer serviços públicos essenciais na Barra, que será palco de eventos culturais até domingo (24).

Será colocado em operação a partir desta sexta-feira (22) um esquema especial para oferecer serviços públicos essenciais na Barra, que será palco de eventos culturais até domingo (24), marcando a inauguração do novo espaço. Toda a Prefeitura está envolvida na operação, que envolve desde o trânsito e transporte público até o ordenamento e segurança para garantir o conforto de moradores e visitantes durante o final de semana tão especial.

A Guarda Municipal estará de prontidão desde sexta-feira com cerca de 150 homens por dia nas barreiras de acesso e no patrulhamento preventivo, em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador. A partir das 16h de sexta, a Banda da Guarda animará com canções populares a caminhada que vai oficializar a inauguração da nova Barra, com a presença do prefeito ACM Neto e outras autoridades, indo do Porto até o Farol.

A Semop contará com dez equipes com cerca 380 fiscais trabalhando das 8h às 22h, em postos móveis e barreiras situadas em pontos estratégicos, para coibir possíveis irregularidades praticadas por vendedores ambulantes. Apenas vendedores de água de coco e baianas de acarajé licenciados estão autorizados a trabalhar no trecho entre o Barra Center e o Porto da Barra. A Semop assegurou ainda a revitalização de toda iluminação, passando a ser em LED, com monitoramento em tempo real do funcionamento das luminárias.

A Limpurb disponibilizará 38 sanitários químicos para os três dias de festividades, além dois conjuntos de banheiros em contêineres, dispostos na Rua Marques de Leão. Os contêineres são climatizados e contêm seis cabines de banheiros, com ligação de água e esgoto. Para a coleta de lixo e limpeza em geral da região, estarão envolvidas 84 pessoas, grupo que conta com chefes de operação, agentes de limpeza, motoristas, entre outros profissionais. Serão empenhados três carros de apoio para varrição, quatro caminhões-pipa, dois caminhões e seis compactadores.

A SMS colocará de prontidão duas ambulâncias nesta sexta-feira, próximas ao Farol, das 16h às 22h, para garantir o atendimento rápido a eventuais casos. No sábado, duas ambulâncias estarão no local a partir de 7h, sendo que uma acompanhará o passeio ciclístico a partir das 8h30, partindo do Farol. No domingo, uma ambulância estará disponível das 8h às 12h, também no Farol da Barra.

A Transalvador fará o monitoramento do trânsito da região, com o mesmo padrão dos demais dias. Serão 16 agentes em serviço durante os eventos de abertura da nova Barra que vão acontecer até o domingo, atuando nas barreiras montadas nas áreas de acesso limitado e no ordenamento das áreas de estacionamento. Já no dia a dia, a região deverá contar com o trabalho de dez agentes de trânsito, divididos em dois turnos.