O Abrigo D. Pedro II, administrado pela Prefeitura do Salvador através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), completa nesta terça- feira (29), 127 anos de fundação. Para celebrar a data, os 74 idosos vão participar dos festejos que começam às 9h, com a celebração de missa. Às 10h, é a vez da apresentação do coral “Passarinhos de Jesus”, formados pelos próprios idosos do abrigo e, ao meio-dia, acontece um almoço festivo.

Atividades - Desde janeiro de 2013, a Semps promove uma série de ações com o objetivo de fortalecer a convivência entre os idosos residentes e a população de Salvador, além de dar mais conforto e atenção a todos. Nesse período, passaram a ser oferecidas diversas atividades ocupacionais como as aulas de Música, Dança e Educação Física, que acontecem durante a semana.

Em outubro do ano passado, foi implantada uma horta nas dependências do D. Pedro II, proporcionando aos idosos a possibilidade de cultivar alimentos orgânicos. A Semps realiza também, periodicamente, obras de manutenção e readequação do prédio, a exemplo da abertura de acesso à praia para que os idosos possam tomar sol pela manhã.

História - O Abrigo D. Pedro II foi inaugurado no ano de 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel - uma homenagem à família da Princesa Isabel, que visitou e se hospedou no local. O prédio foi construído pelo industrial baiano João Batista Machado e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1980.

O conjunto arquitetônico é uma réplica do Castelo de Versalhes e possui estátuas, vasos de porcelana e mármores portugueses. Possui uma bela capela com altar neoclássico, de meados do século XIX, em talha de pão de ouro de 23 quilates sobre o fundo branco. No primeiro andar do corpo central encontra-se o salão nobre, cujo forro possui divisões triangulares, tendo armas do Império em relevo dourado. O prédio, de estilo neoclássico, passou por várias reformas a partir de 1878 para poder servir como asilo.

Com 127 anos de idade, é a única instituição pública do município que atende pessoas com mais de 60 anos de idade em situação de vulnerabilidade pessoal ou social. Desenvolve atividades sócio-educativas, culturais e de lazer formada por uma equipe multiprofissional composta de médicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, cuidadores e pessoal administrativo.